FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

DATA/HORA 28 de agosto às 19h30

Domingo, 04 de Junho, Solenidade de Pentecostes

Primeira Leitura:  At 2,1-11

1 Chegou o dia de Pentecostes e estavam todos reunidos naquele mesmo lugar. 2 De repente veio do céu um barulho que parecia o de um furacão: invadiu toda a casa onde estavam reunidos. 3 Então, lhes apareceram línguas como se fossem de fogo, que se dividiram e pousaram sobre cada um deles. 4 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os impelia a que se exprimissem. 5 Ora, estavam morando então em Jerusalém judeus, homens piedosos, provenientes de todas as nações que existem debaixo do céu.

6 Quando se deu aquele barulho, ajuntou-se muita gente, pasmada, porque cada pessoa os ouvia falar em sua própria língua. 7 Desorientados e admirados, eles diziam: “Mas não são galileus todos esses que estão falando aí? 8 Então como é que cada um de nós ouve falar em sua língua materna? 9 Partos, medos, elamitas e os habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e Capadócia, do Ponto e da província da Ásia, 10 da Frígia e da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia vizinhos de Cirene, bem como os romanos residentes aqui, 11 judeus e os seguidores de sua religião, cretenses e árabes — todos os ouvimos proclamar as maravilhas de Deus em nossas próprias línguas”.

Salmo: Sl 103,1ab.24ac.29bc-30 31.34 (R.30)

R. Enviai o vosso Espírito, Senhor, e da terra toda a face renovai.

1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma! Ó meu Deus e Senhor, tu és, tão grande!24ac Numerosas, Senhor, as tuas obras. Enchem a terra as tuas criaturas!

29bc Se retiras teu sopro, eles fenecem; voltam de novo ao pó de onde vieram. 30 Envias teu espírito, e renascem, e eis que a face da terra tu renovas.

31 Que a glória do Senhor sempre perdure, alegre-se o Senhor por suas obras!

34 Possam minhas palavras agradar-lhe, pois tenho no Senhor minha alegria!

Segunda Leitura: 1Cor 12,3b-7.12-13

Irmãos: 3b Ninguém pode dizer “Jesus é o Senhor” sem estar sob a ação do Espírito Santo. 4 São vários os dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. 5 E os ministérios são vários, mas o Senhor é o mesmo. 6 As obras também são várias, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. 7 A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem de todos. 12 Realmente, assim como o corpo é um só, embora tenha muitos membros, e todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, não formam senão um só corpo, assim é também com Cristo. 13 Porque, judeus ou gregos, escravos ou livres, todos nós fomos batizados num só Espírito, para formar um só corpo e todos bebemos de um só Espírito.

Evangelho: Jo 20,19-23

19 Na tarde do mesmo dia, que era o primeiro depois do sábado, os discípulos estavam reunidos com portas fechadas, por medo dos judeus. Então Jesus entrou, ficou no meio deles, e disse: “A paz esteja convosco!”. 20 Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Quando os discípulos viram o Senhor, ficaram cheios de alegria. 21 Então Jesus lhes disse de novo: “A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio”. 22 Depois destas palavras, soprou sobre eles e lhes disse: “Recebei o Espírito Santo. 23 Aqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados; aqueles a quem retiverdes, serão retidos”.