PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

2ª-feira, 05 de Junho, 9ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Tb 1,3; 2,1a-8

3 Eu, Tobit, caminhei pelas vias da verdade e da justiça; pratiquei muita beneficência todos os dias da vida e dei numerosas esmolas a meus irmãos e à minha gente, que, cativos, haviam sido comigo deportados para Nínive, na região dos assírios.2,1 Sob o reinado de Asar-Hadon, voltei, pois, para minha casa, e minha mulher Ana e meu filho Tobias me foram restituídos. Ora, em nossa festa de Pentecostes, que é a Festa das Semanas, foi-me preparado um bom almoço, e reclinei-me para comer.

2 Todavia, ao ver a mesa recoberta de muitas iguarias, disse a meu filho Tobias: “Filho, sai, e se encontrares, entre os nossos irmãos cativos em Nínive, algum pobre que se recorde do Senhor de todo o coração, conduze-o cá, a fim de que coma junto comigo. Eis, filho, que te espero até voltares”. 3 Saiu, pois, Tobias, à procura de algum dos nossos irmãos que estivesse na indigência. Ao regressar, disse: “Pai!”. Respondi-lhe: “Eis-me aqui, filho”. Continuou Tobias: “Há alguém de nossa gente atirado morto na praça pública, onde o estrangularam com uma corda”. 4 Levantei-me, então, deixando a refeição sem a ter provado, e levei o cadáver da praça para um dos quartos, a fim de o sepultar ao pôr do sol. 5 A seguir, voltei, lavei-me e almocei em luto, 6 recordando-me das palavras do profeta Amós, que este proferira, sobre Betel: “Vossas festas se mudarão em luto, e todos os vossos cantos, em lamentações fúnebres”, 7 e desatei a chorar. Quando, mais tarde, se pôs o sol, saí, cavei uma fossa e sepultei-o. 8 Os meus vizinhos, porém, zombavam de mim, dizendo: “Ele não tem medo! Já o procuraram para o matar por causa disso, e teve de fugir; todavia, ei-lo de novo a sepultar os mortos!”.

Salmo: Sl 111,1-2. 3-4. 5-6 (R. 1a)

R. Feliz aquele que respeita o Senhor!

1 Feliz o homem que é temente a Deus, que nos seus mandamentos se compraz! 2 Poderosa será sua linhagem e a sua geração abençoada.

3 Reina sempre a fartura em sua casa, jamais hão de cessar suas esmolas. 4 Luz nas trevas, cintila para os justos, cheio de compaixão e de piedade.

5 O bom se compadece, empresta ao próximo, dispõe com equidade dos seus bens. 6 Jamais vacilará sua conduta, o justo será sempre relembrado.

Evangelho: Mc 12,1-12

Naquele tempo: 1 Jesus começou a lhes falar em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, rodeou a com uma cerca viva, cavou um lagar, construiu uma torre. Depois, arrendou-a viticultores e partiu para longe. 2 E no tempo devido, enviou um servidor aos viticultores para receber a sua parte da produção da vinha. 3 Mas eles o agarraram, o chicotearam, e fizeram com que voltasse de mãos vazias. 4 Enviou-lhes então outro servidor, mas também bateram na cabeça dele e o insultaram. 5 Mandou-lhes ainda outro, que eles mataram. E ainda muitos outros, dos quais espancaram uns e mataram a outros. 6 Restava-lhe ainda alguém: seu filho bem-amado. Ele lhes enviou este último, dizendo: ‘Respeitarão meu filho’. 7 Mas os viticultores combinaram entre si: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo para que a herança seja nossa’. 8 Agarraram-no, mataram-no e o jogaram fora da vinha. 9 O que fará o senhor da vinha? Matará os viticultores e arrendará a vinha a outros. 10 Não lestes esta passagem da Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram é a que se tornou a pedra principal; 11 isto é obra do Senhor e é admirável a nossos olhos?”. 12 Eles tentavam prendê-lo, mas tiveram de novo medo do povo. De fato, tinham compreendido bem que a parábola era dirigida a eles. Então eles o deixaram, e se retiraram.