PROGRAMA   MANHÃ COM DEUS   TODOS  OS  DOMINGOS  NA  RÁDIO  87,9FM.

3ª-feira, 06 de Junho, 9ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Tb 2,9-14

Eu, Tobias, na noite de Pentecostes, depois de ter sepultado um morto, 9 Ora, na mesma noite, lavei me, entrei no pátio de casa e deitei-me junto ao muro, deixando a face descoberta por causa do calor. 10 Não observei, porém, que havia passarinhos no muro, acima de mim. Caiu, pois, o seu excremento quente dentro dos meus olhos, produzindo aí escamas brancas. Procurei os médicos para tratar-me; todavia, quanto mais aplicavam pomadas, mais me cegavam os olhos por causa das escamas, até que perdi totalmente a vista. Fiquei cego quatro anos.

Todos os meus irmãos se afligiam por minha causa, e Ahicar sustentou-me por dois anos, antes de partir para a Elimaida. 11 Naqueles tempos, Ana, minha esposa, entregou-se a trabalhos femininos, para receber salário. 12 Enviava-os aos clientes, e estes lhe pagavam preço devido. Ora, no sétimo dia do mês de Distros, ela terminou a confecção de uma peça e mandou-a aos que a haviam encomendado; estes lhe pagaram o preço todo e ainda lhe deram um cabritinho para uma refeição. 13 Quando, porém, o cabritinho chegou em casa, começou a balir. Chamei, então, Ana e perguntei: “Donde vem este cabrito? Não terá sido furtado? Vai restituí-lo aos proprietários, pois não nos é lícito comer coisa roubada”. 14 Respondeu-me ela: “Foi-me dado de presente, além do salário”. Contudo, não lhe prestei fé e mandei que o devolvesse aos proprietários, envergonhando-me do seu procedimento. Ela, porém, retrucou: “Onde estão as tuas esmolas? Onde estão as tuas obras de beneficência? Tudo está claro agora a teu respeito”.

Salmo: Sl 111, 1-2. 7bc-8. 9 (R. Cf. 7c)

R. O coração do justo é firme e confiante no Senhor.

1Feliz o homem que é temente a Deus, que nos seus mandamentos se compraz! 2 Poderosa será sua linhagem e a sua geração abençoada.

7 Não temerá jamais notícias tristes, confia no Senhor e é inabalável. 8 Firme é o seu coração e nada teme; contemplará de cima os inimigos.

9 Distribui generoso os seus haveres, jamais hão de cessar suas esmolas. Ergue-se poderoso em sua glória.

Evangelho: Mc 12,13-17

13 Entretanto, eles enviaram a Jesus alguns fariseus e herodianos para armar-lhe uma cilada com uma pergunta. 14 Chegaram dizendo: “Mestre, sabemos que és sincero e não te deixas influenciar por ninguém, porque não olhas para a condição social das pessoas, mas ensinas segundo a verdade a doutrina de Deus. É ou não é lícito pagar imposto a César? Devemos pagar ou não pagar?”. 15 Ele, percebendo a sua hipocrisia, respondeu-lhes:“Por que me preparais ciladas? Trazei-me uma moeda para eu ver”. 16 Trouxeram-lhe uma. Perguntou-lhes: “De quem é esta imagem e inscrição?”. Responderam-lhe: “De César!”. 17 Então, Jesus lhes disse: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus!”. E ficaram assombrados com esta sua resposta.