Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 07 de Junho, 9ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Tb 3,1-11a.16-17a

Naqueles dias:1 Entristeci-me, então, no mais profundo da minha alma; gemi e chorei; a seguir, fui para o pátio de casa e pus-me a orar com gemidos: 2 “Justo és tu, Senhor! Todas as tuas obras são justas e todos os teus caminhos, misericórdia e fidelidade; proferes um juízo verídico por toda a eternidade. 3 Agora, Senhor, recorda-te de mim, olha-me, e não me castigues por meus pecados e transgressões, nem pelos pecados que meus pais cometeram em tua presença.

4 Não obedeceram aos teus mandamentos; por isso nos entregaste à pilhagem, ao cativeiro e à morte; fizeste de nós objeto de escárnio, comentários e ultraje de todos os gentios entre os quais nos dispersaste. 5 E agora poderias executar sobre mim muitos juízos verídicos por causa dos meus pecados, pois não cumprimos os teus preceitos, e não caminhamos na verdade, diante de ti. 6 E agora trata-me como te aprouver: manda que meu espírito me seja tomado, para que eu desapareça da face da terra e novamente me torne pó; com efeito, melhor é para mim morrer que viver, pois tive de ouvir opróbrios mentirosos, e grande tristeza me acabrunha. Senhor, permite que eu seja libertado desta angústia, faze-me chegar à morada eterna e não afastes de mim, Senhor, a tua Face; pois é melhor para mim morrer e não mais ouvir opróbrios que sentir na vida tanta dor!” Tobit chora em Nínive. 7 Naquele mesmo dia aconteceu que Sara, filha de Ragüel, em Ecbátana, na Média, teve de ouvir também injúrias de uma das servas de seu pai. 8 Fora dada como esposa a sete maridos; todavia Asmodeu, o mau demônio, os matara antes que pudessem aproximar-se dela como esposos. Disse-lhe, pois, a serva: “És tu que matas os teus maridos! Eis que já foste dada a sete homens, e de nenhum até agora tiveste benefício. 9 Por que nos espancas por terem morrido os teus maridos? Vai te embora com eles, e não vejamos filho nem filha de ti, por toda a eternidade!”. 10 Naquele dia, a alma de Sara se encheu de tristeza, e ela se pôs a chorar; subiu, então, ao sótão da casa de seu pai e quis enforcar-se. Todavia, refletiu novamente e disse consigo mesma: “Poderiam zombar de meu pai e dizer-lhe: ‘Tiveste uma filha única, bem-amada, e ela se enforcou por causa das suas desgraças’. Desta forma levaria eu para a região dos mortos a velhice de meu pai, consumida pelo luto. É melhor, pois, que não me enforque, mas peça ao Senhor a morte, para não mais ter de ouvir opróbrios em minha vida”. 11a Nesse momento, estendeu Sara os braços para a janela e orou nestes termos: “Bendito és tu, Deus misericordioso; e bendito seja o teu Nome; por todos os séculos! 16 Desta vez foi ouvida a oração de ambos em presença da Glória de Deus; 17a e foi enviado Rafael para curar a ambos.

Salmo: Sl 24, 2-4a. 4b-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. 1b)

R. A vós, Senhor, eu elevo a minha alma.

2 confio em ti, não venha a envergonhar-me: não triunfem de mim meus inimigos! 3 Pois quem confia em ti não se envergonha, mas quem falta à palavra sem motivo. 4a Revela-me, Senhor, os teus caminhos.4b Faze-me conhecer tuas veredas! 5 Pela tua verdade me orientes, pois és o Deus da minha salvação.

6 recorda-te de mim no teu amor! Não te esqueças, Senhor, do teu amor, nem da tua bondade: são eternos. 7 Não lembres minhas faltas quando moço; nem, em tua bondade, os meus pecados.

8 O senhor é bondade e retidão, ele ensina o caminho aos pecadores. 9 Guia pela justiça os pequeninos, ensina ao povo humilde a sua estrada.

Evangelho: Mc 12,18-27

Naquele tempo: 18 Alguns saduceus foram procurá-los. Eles ensinam que não há ressurreição. E lhe fizeram esta pergunta: 19 “Mestre, Moisés determinou: Se alguém tem um irmão e este morre deixando a mulher sem filhos, ele deverá casar-se com a viúva para dar uma descendência ao irmão falecido. 20 Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu sem deixar descendência. 21 O segundo casou com a viúva e morreu sem descendência; do mesmo modo o terceiro. 22 E nenhum dos sete deixou descendência. Depois de todos eles, morreu a mulher. 23 Na ressurreição, quando ressuscitarem, de qual deles será a mulher, se todos os sete a tiveram por mulher?”. 24 Jesus respondeu: “Por acaso não estareis vós mesmos em erro, por não conhecerdes nem as Escrituras, nem o poder de Deus? 25 Pois, quando ressuscitarem dentre os mortos, não haverá nem esposo nem esposa, mas serão como anjos no céu. 26 E sobre a ressurreição dos mortos, não lestes no livro de Moisés, no episódio da sarça, como Deus lhe disse: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó? 27 Ele não é um Deus dos mortos, mas de vivos. Vós estais num grande erro”.