FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

6ª-feira, 09 de Junho, 9ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Tb 11,5-17

5 Enquanto isso, Ana, sentada, observava a estrada por onde o filho devia chegar; 6 eis, pois, que o avistou, e anunciou ao pai do jovem: “Vem aí o teu filho com o homem que o acompanhou!”. 7 Antes, porém, que Tobias se encontrasse com pai, disse-lhe Rafael: “Sei com certeza que os seus olhos se abrirão novamente. 8 Esfrega-os com o fel do peixe; o remédio levantará e fará cair as películas dos olhos; assim teu pai recuperará a vista e verá de novo a luz”. 9 Ana, então, acorreu e atirou-se ao pescoço do filho, dizendo-lhe: “Eis que te vejo, meu filho; agora já posso morrer”.

E caiu em pranto. 10 Tobit também levantou-se e, trôpego, caminhou até a porta do pátio. 11 Tobias, tendo o fel do peixe na mão, foi-lhe ao encontro; soprou-lhe nos olhos, segurou-lhe a mão disse: “Coragem, pai!”. Logo a seguir, aplicou-lhe o remédio, que lhe causou coceira; 12 então, com as duas mãos tirou-lhe as películas brancas que se achavam pegadas nos cantos dos olhos. 13 Tobit, pois, viu seu filho, atirou-se-lhe ao pescoço e, em pranto, disse-lhe: “Vejo-te, meu filho, tu que és a luz de meus olhos!”. 14 E continuou: “Bendito seja Deus! e bendito seja o seu grande Nome! Benditos todos os seus santos anjos! Bendito seu grande Nome pelos séculos sem fim! Pois ele me puniu e de novo se compadeceu de mim. Eis que agora vejo Tobias, meu filho”. 15 Tobias entrou contente, louvando a Deus em alta voz. Contou ao pai quanto fora feliz a sua viagem; disse-lhe que trazia o dinheiro e tomara Sara, a filha de Ragüel, por esposa: “Eis que já vem, está muito perto da porta de Nínive”. 16 Ouvindo isto, Tobit, cheio de alegria e louvando a Deus, saiu até a porta de Nínive, ao encontro da nora. Vendo-o andar assim, com toda a segurança, sem que alguém o guiasse pela mão, admirando se os habitantes de Nínive. Tobit, porém, proclamava-lhes que Deus se compadecera dele e lhe abrira os olhos. 17 Assim Tobit se encontrou com Sara, esposa de seu filho Tobias; abençoou-a e disse-lhe: “Sê bem-vinda, filha! Bendito seja Deus, que te trouxe a nós, filha! Bendito seja teu pai e bendita tua mãe! Bendito seja Tobias, meu filho, e bendita sejas tu, filha. Entra, bem-vinda, em tua casa, com saúde, bênção e alegria, filha!”.

Salmo:  Sl 145,2ab. 7. 8-9a. 9bc-10 (R. 1)

R. Bendize, ó minha alma, ao Senhor!

2 Louvarei o Senhor a vida inteira, salmodiarei a Deus toda a existência.7 Sempre fiel, só ele proporciona justiça ao fraco e pão ao que tem fome. É o Senhor que liberta os prisioneiros.

8 O Senhor dá ao cego a luz dos olhos, o Senhor levanta os abatidos, o Senhor ama os justos, 9a é o Senhor que protege os estrangeiros

9b Ele sustenta o órfão e a viúva, 9c mas confunde dos ímpios o caminho. 10 O senhor reina pelas gerações. Reina o teu Deus, Sião, eternamente.

Evangelho: Mc 12,35-37

Naquele tempo: 35 Jesus tomou a palavra e disse, ensinando no Templo: “Como é que os mestres da lei podem dizer que o Cristo é filho de Davi? 36 O mesmo Davi, movido pelo Espírito Santo falou: Disse o Senhor a meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos como apoio de teus pés. 37 O próprio Davi o chama Senhor; então como pode ser, seu filho?”. E a numerosa multidão o escutava com prazer.