FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

Sábado, 10 de Junho, 9ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Tb 12,1.5-15.20

1 Quando terminaram as núpcias, Tobit chamou seu filho Tobias e disse-lhe: “Filho, trata de pagar o salário ao homem que te acompanhou, acrescentando ainda uma gratificação”.5 Chamou, então, Tobias a Rafael, e disse-lhe: “Toma em paga a metade de tudo quanto trouxeste da viagem e vai-te em paz”. 6 À vista disso, Rafael chamou à parte os dois e disse-lhes: “Bendizei a Deus e celebrai-o. Dai-lhe glória e graças em presença de todas as criaturas vivas pelos benefícios que vos outorgou, a fim de que louvásseis ao Senhor e glorificásseis o seu Nome. Anunciai dignamente as obras de Deus a todos os homens e não hesiteis em dar-lhe graças.

7 O segredo do rei, é bom guardá-lo escondido: as obras de Deus, porém, é justo proclamá-las e louvá-las. Fazei o bem, e o mal não vos atingirá. 8 Mais vale a oração com o jejum, e a esmola com a justiça do que a riqueza com a injustiça. É melhor dar esmola que acumular muito ouro. 9 A esmola salva da morte e purifica de todo o pecado. Os que dão esmola serão saciados de vida. 10 Aqueles, porém, que cometem pecado e injustiça são inimigos da sua própria vida. 11 Anunciar-vos-ei a verdade plena e não vos ocultarei coisa alguma. Já vos declarei e disse: ‘O mistério do rei, é bom guardá-lo em segredo; as obras de Deus, porém, é glorioso proclamá-las’. 12 Eis, pois, que, quando oráveis, tu e Sara, eu apresentava a memória das vossas preces diante da glória do Senhor; o mesmo fazia eu, quando sepultavas os mortos. 13 Quando não hesitaste em te levantar, deixando o teu almoço, para ir enterrar o defunto, então, fui mandado a ti, a fim de te pôr à prova. 14 Mas Deus também me enviou para curar a ti e a Sara, tua nora. 15 Eu sou Rafael, um dos sete santos anjos que assistem e têm acesso à majestade do Senhor”.20 Agora, louvai o Senhor sobre a terra e dai-lhe glória. Eis que subo para Aquele que me enviou. Escrevei a narrativa de todas estas coisas que vos aconteceram”. Dito isto, elevou-se.

Salmo: Tb 13,2. 6. 7. 8 (R. 2a)

R. Bendito seja Deus, que vive eternamente!

2 “Bendito seja Deus que vive eternamente e pelos séculos perdura o seu reinado! Ele castiga e se compadece; conduz às profundezas das moradas subterrâneas e salva da grande ruína. Ninguém há que fuja da sua mão.

6 Se a ele vos converterdes, de todo coração e alma, diante dele praticando a verdade, sua Face voltar-se-á para vós e jamais se ocultará.

7 Considerai o que vos tem feito exaltai-o a plena voz. Louvai o Senhor da Justiça, glorificai o Rei dos Séculos!

8 Na terra de meu cativeiro, eu o bendigo e anuncio seu poder e sua grandeza à nação dos pecadores. Convertei-vos, pecadores, praticai a justiça diante dele! Quem sabe não condescenderá, tornando-se misericordioso para convosco?

Evangelho: Mc 12,38-44

38 E Jesus dizia ainda, no seu ensinamento: “Tomai cuidado com os mestres da lei que gostam de circular por aí com roupas vistosas, de receber saudações nas praças, 39 de ocupar as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes, 40 e devoram os bens das viúvas encobrindo tudo isso com longas orações! Serão julgados com o maior rigor!”. 41Tendo-se sentado diante do cofre de esmolas, reparava como o povo colocava moedas ali. E muitos ricos colocavam bastante dinheiro. 42 Veio também uma pobre viúva que colocou duas moedas de pouco valor. 43 Jesus então chamou seus discípulos e lhes disse: “Eu vos declaro esta verdade: esta viúva pobre deu mais que todos os outros que atiravam o seu dinheiro no cofre, 44 porque todos deram do que lhes sobrava; ela, porém, deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento”.