FACILITADORA

DATA/HORA 21 de agosto às 19h30

2ª-feira, 12 de Junho, 10ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 2Cor 1,1-7

1 Paulo, apóstolo de Cristo Jesus pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à Igreja de Deus estabelecida em Corinto, e a todos os santos que estão em toda à Acaia: 2 a vós graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo! 3 Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai das misericórdias e o Deus de toda consolação. 4 Ele nos consola em todas as nossas aflições, para que nós possamos consolar os outros em qualquer provação, por meio daquela consolação que nós mesmos recebemos de Deus. 5 Porque, assim como são abundantes os sofrimentos de Cristo em nós, assim também, graças a Cristo, é abundante a nossa consolação.

6 Se passamos por sofrimentos, é para vossa consolação e salvação. Se somos consolados, é igualmente para vossa consolação. E isto vos permite suportar com paciência os mesmos sofrimentos que também nós suportamos. 7 Nós temos a vosso respeito uma firme esperança. Sabemos que, tendo parte em nossos sofrimentos, também tereis parte em nossa consolação.

Salmo: Sl 33 (34),2-3.4-5.6-7.8-9 (R. 9a)

R. Provai e vede quão suave é o Senhor!

2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem!

4 Engrandecei comigo o nosso Deus, exaltemos unidos o seu nome! 5 Pois sempre que o busquei, ele me ouviu; de todas as angústias me livrou.

6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.

8 O anjo do Senhor vigia alerta, solícito em livrar quem teme a Deus. 9 Provai, e vede como Deus é bom, feliz quem busca nele o seu refúgio!

Evangelho: Mt 5,1-12a

1 Vendo Jesus as multidões, ele subiu ao monte. Quando sentou, seus discípulos chegaram para perto dele. 2 Tomou a palavra e ensinava-os assim: 3 “Felizes os pobres em espírito, porque a eles pertence o reino dos céus. 4 Felizes os aflitos, porque serão consolados. 5 Felizes os mansos e humildes, porque herdarão a terra da promessa. 6 Felizes os famintos e sedentos da justiça, porque serão saciados. 7 Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia. 8 Felizes os puros de coração, porque verão a Deus. 9 Felizes os promotores da paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10 Felizes os perseguidos por causa da justiça, porque a eles pertence o reino dos céus. 11 Felizes sereis quando vos ofenderem, perseguirem e disserem todo tipo de calúnia contra vós por minha causa. 12 Ficai alegres e contentes, porque grande será a vossa recompensa no céu. Pois assim é que perseguiram os profetas que vos precederam.