Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 18 de Junho, 11º Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura:  Ex 19,2-6a

Naqueles dias os israelitas, 2 Partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai e ali acamparam, no deserto. Israel levantou ali as suas tendas, diante da montanha. 3 Moisés subiu para ir ter com Deus. Do alto da montanha Javé o chamou dizendo: “Assim falarás à casa de Jacó e declararás aos filhos de Israel: 4 ‘Vós mesmos vistes o que Eu fiz aos egípcios, e de que modo vos transportei sobre asas de águia e vos conduzi para junto de mim.

5 E agora se ouvirdes com atenção a minha voz, e observardes a minha aliança, sereis para mim uma propriedade exclusiva, escolhida dentre todos os povos: pois toda a terra é minha. 6a E vós sereis para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa’.

Salmo: Sl 99,2.3.5 (R.3c)

R. Nós somos o povo e o rebanho do Senhor.

2 rendei culto ao Senhor com grande júbilo, vinde a ele com cantos de alegria!

3 Sabei-o todos: é o Senhor que é Deus, foi ele que nos fez e somos dele, somos seu povo, ovelhas do seu campo.

5 Bom é o Senhor, e o seu amor eterno, fiel de geração em geração.

Segunda Leitura: Rm 5,6-11

Irmãos: 6 Quando ainda estávamos sem força, no tempo devido, Cristo morreu pelos maus. 7 É difícil que alguém queira morrer por uma pessoa justa. Talvez alguém tenha a coragem de morrer por uma pessoa amável. 8 Mas Deus mostra seu amor para conosco pelo fato de Cristo ter morrido por nós, quando ainda éramos pecadores. 9 E como estamos agora justificados por meio de seu sangue, com maior razão seremos salvos por ele do castigo divino. 10 Se fomos reconciliados com Deus pela morte de seu filho, quando éramos inimigos, com maior razão seremos salvos por sua vida, agora, quando já estamos reconciliados. 11 Ainda mais: nós nos alegramos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual recebemos agora a reconciliação.

Evangelho: Mt 9,36-10,8

36 Vendo as multidões, Jesus ficava com muita pena, porque elas estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. 37 Disse então aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas pequeno é o número dos trabalhadores. 38 Rogai, então, ao dono da lavoura para que mande trabalhadores para a colheita”. 10,1 Jesus convocou os seus doze discípulos e lhes deu o poder de expulsar os espíritos impuros e de curar toda espécie de doenças e enfermidades. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: em primeiro lugar, Simão, que foi chamado Pedro, e seu irmão. André; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Nacionalista, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. 5 Jesus enviou esses Doze em missão, tendo-lhes dado as seguintes instruções: “Não tomeis o caminho que conduz aos pagãos e não entreis em nenhuma cidade dos samaritanos. 6 Ide, de preferência, às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7 Pregai, pelo caminho: ‘O reino dos céus está perto’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Acabais de receber de graça, dai de graça.