FORMAÇÃO DOUTRINÁRIA

FACILITADOR (A)
Aldair Dantas

TEMA Decretos: Optatam Totius, Apostolicam Actuositatem e Inter Merifica.
(Ações do Apostolado)

4ª-feira, 14 de Junho, 10ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 2Cor 3,4-11

Irmãos:4 E esta é a convicção que temos, graças a Cristo, diante de Deus 5 porque não é que sejamos capazes, por nós mesmos, de pensar alguma coisa de próprio. Masé Deus quem nos torna capazes. 6 Ele é quem nos tornou capazes de sermos ministros da nova aliança, que não é a da letra mas a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito dá vida.

7 Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se manifestou com tal glória que os filhos de Israel não podiam fixar o olhar no rosto de Moisés, por causa do seu esplendor — aliás passageiro —, 8 com que maior glória, então, não irá resplandecer o ministério do Espírito? 9 Porque se o ministério da condenação foi glorioso, muito mais o será o ministério da justiça. 10 Em comparação com esta imensa glória, o esplendor do ministério da antiga aliança já não é mais nada. 11 Porque, se o que era passageiro foi marcado pelo esplendor, quanto mais glorioso não há de ser aquilo que permanece?

Salmo: Sl 98, 5. 6. 7. 8. 9 (R. Cf. 9c)

R. Santo é o Senhor nosso Deus!

5 Exaltai o Senhor, que é nosso Deus; prostrai-vos aos seus pés, porque ele é santo!

6 Teve Moisés e Aarão por sacerdotes, e Samuel chamava por seu nome; clamavam ao Senhor, e os atendia.

7 Da coluna de nuvem lhes falava, e ouviram sua lei e seus preceitos.

8 Ó Senhor, nosso Deus, tu os ouvias; mas, sendo para eles Deus clemente, castigavas também os seus delitos.

9 Exaltai o Senhor, que é nosso Deus; ante o seu monte santo, prosternai-vos, pois santo é o Senhor, o nosso Deus.

Evangelho: Mt 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17 Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogar, mas levá-los à perfeição. 18 Porque eu vos declaro esta verdade: enquanto durar o céu e a terra, nem a menor letra nem o menor traço será tirado da Lei, até que todas as coisas tenham acontecido. 19 Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os homens a fazer o mesmo, será tido como o menor no Reino dos céus, mas aquele que o cumprir e ensinar, este será tido como grande no Reino dos céus.