Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 17 de Junho, 10ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 2Cor 5,14-21

Irmãos: 14 Porque o amor de Cristo nos impele, considerando que, se um morreu por todos, todos estão mortos. 15 E ele morreu por todos, para que já não vivam para si os que vivem, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou. 16 Por isso, de agora em diante, já não conhecemos ninguém segundo a carne. E se antes conhecemos a Cristo segundo a carne, agora não o conhecemos mais assim. 17 Se alguém está em Cristo, é uma nova criatura.

Acabaram-se as coisas velhas, eis que estão presentes as coisas novas. 18 E tudo isto vem de Deus, que nos reconciliou consigo, mediante Cristo, e nos confiou o ministério da reconciliação. 19 Porque foi Deus quem reconciliou consigo o mundo, em Cristo, não atribuindo aos homens os pecados deles, e confiando-nos a mensagem da reconciliação. 20 Portanto temos o encargo de embaixadores em nome de Cristo, como se Deus mesmo vos exortasse por meio de nós. E nós vos suplicamos, em nome de Cristo: deixai-vos reconciliar. 21 Aquele que estava isento do pecado, Deus o fez sacrifício pelo pecado por nós, para que por meio dele nos tornássemos justiça de Deus.

Salmo: Sl 102, 1-2. 3-4. 8-9. 11-12 (R. 8a)

R. O Senhor é indulgente, é favorável.

1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

3 Pois perdoou as tuas culpas todas, de toda enfermidade te curou. 4 Salvou da sepultura a tua vida, cercou-te de carinho e compaixão.

8 O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de clemência. 9 Não leva a discussão até o fim, não guarda para sempre o seu rancor.11 Mais alto do que o céu por sobre a terra, é o amor do Senhor pelos que o temem. 12 Mais longe que o oriente do ocidente, ele afastou de nós nossos pecados.

Evangelho: Mt 5,33-37

33 Ouvistes o que foi dito aos antepassados: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. 34 Porém, eu vos digo: Não jurareis de forma alguma: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o apoio de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a Cidade do grande Rei. 36 Não jures por tua cabeça, porque não podes tornar branco ou preto um só cabelo. 37 Que o vosso falar seja: sim, se for sim; não, se for não. O que disseres além disso vem do Maligno.