Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 19 de Junho, 11ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 2Cor 6,1-10

Irmãos:1 Como nós colaboramos com ele, exortamo-vos a que não recebais em vão a graça de Deus. 2 Pois ele disse: Na ocasião favorável, eu te ouvi. No dia da salvação, eu venho em teu socorro. Eis a ocasião de todo em todo favorável; eis agora o dia da salvação. 3 Não queremos escandalizar ninguém, para que não seja censurado o nosso ministério.

4 Pelo contrário, nós nos recomendamos em tudo como ministros de Deus: em grande perseverança, nos sofrimentos, nas necessidades, nas angústias, 5 sendo chicoteados, presos, envolvidos em tumultos, nas fadigas, nas noites em claro, nos jejuns; 6 pela pureza, pela ciência, pela grandeza de ânimo, pela bondade, pelo Espírito Santo, pela caridade sem fingimento, 7 pela palavra da verdade, pelo poder de Deus, com armas ofensivas e defensivas da justiça, 8 na honra e na vergonha, na infâmia e na boa fama. E embora sejamos tidos como impostores, falamos a verdade; 9 como desconhecidos, mas somos bem conhecidos; como agonizantes, mas estamos vivos; como castigados, mas não entregues à morte; 10 às vezes, entristecidos, mas estamos sempre alegres; mendigos e enriquecemos a muitos; gente pobre, mas possuímos tudo.

Salmo: Sl 97, 1. 2-3ab. 3cd-4 (R.2a)

R. O Senhor fez conhecer a salvação.

1 Entoai ao Senhor cântico novo, que ele fez maravilhas! Sua mão poderosa e braço santo valeram lhe a vitória.

2 Revelou o Senhor o seu auxílio, sua justiça aos povos. 3a De seu fiel amor ele lembrou-se, em favor de Israel.

3c Os extremos da terra contemplaram nosso Deus a salvar-nos. 4 Aclamai o Senhor, ó terra inteira, com cânticos e música!

Evangelho: Mt 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38 Ouvistes o que foi dito: Olho por olho, e dente por dente. 39 Mas eu vos digo, que não resistais ao malvado. A quem te bater na face direita, apresenta também a outra. 40 A quem quiser fazer demanda contigo para tomar a tua túnica, deixa levar também o manto. 41 E se alguém te forçar a dar mil passos, anda com ele dois mil. 42 A quem te pede uma coisa, dá. A quem quer de ti um empréstimo, não lhe dês as costas.