FORMAÇÃO BÍBLICA

DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

4ª-feira, 21 de Junho, 11ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 2Cor 9,6-11

Irmãos: 6 Esta é a questão: quem pouco semear, pouco vai colher; quem muito semear, muito vai colher. 7 Cada um dê conforme decidiu lá consigo mesmo, sem tristeza nem constrangimento, porque Deus ama a quem dá com alegria. 8 Deus tem o poder de vos fazer ricos de toda espécie de graças. Deste modo, tendo sempre o que for preciso em tudo, ainda vos restará muito para todo tipo de boas obras.

9 Assim está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, e sua justiça, dura para sempre. 10 Aquele que dá a semente ao semeador, e o pão para o seu sustento, também fará com que vossa semente se multiplique e cresçam os frutos da vossa justiça. 11 Vós ficareis enriquecidos em tudo para toda sorte de generosidade, que fará render, por nosso meio, graças a Deus.

Salmo: Sl 111, 1-2. 3-4. 9 (R. 1a)

R. Feliz aquele que respeita o Senhor!

1 Feliz o homem que é temente a Deus, que nos seus mandamentos se compraz! 2 Poderosa será sua linhagem e a sua geração abençoada.

3 Reina sempre a fartura em sua casa, jamais hão de cessar suas esmolas. 4 Luz nas trevas, cintila para os justos, cheio de compaixão e de piedade.

9 Distribui generoso os seus haveres, jamais hão de cessar suas esmolas. Ergue-se poderoso em sua glória.

Evangelho: Mt 6,1-6.16-18

Disse Jesus: 1 Evitai praticar vossas boas obras diante dos homens para serdes notados por eles, porque assim não tereis recompensa da parte de vosso Pai que está nos céus. 2 Quando, portanto, deres esmolas, não faças tocar a trombeta diante de ti, como procedem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, com o fim de serem aplaudidos pelos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 3 Mas, quando deres esmola, não saiba tua mão esquerda o que faz a direita, 4 para que a tua esmola fique oculta. O Pai, que vê a ação oculta, te recompensará. 5 E quando rezardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar com ostentação nas sinagogas e nas encruzilhadas, para aparecerem diante dos homens. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 6 Mas, quando rezares, entra em teu quarto, fecha a porta, e reza a teu Pai que está presente até em lugar oculto. E teu Pai, que vê o que fazes ocultamente, te dará a recompensa.16 Quando fizerdes jejum; não mostreis um semblante abatido, como é costume dos hipócritas. Eles fazem isto para dar a entender que estão de jejum. Eu vos declaro esta verdade: já receberam a sua recompensa. 17 Mas quando jejuares, perfuma tua cabeça e lava teu rosto, 18 para não dares a entender aos homens que estás jejuando, e sim a teu Pai que está presente, até em lugar oculto; e o teu Pai, que enxerga até em lugar oculto, te dará a recompensa.