Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

5ª-feira, 22 de Junho, 11ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 2Cor 11,1-11

Irmãos: 1 Quem dera que aguentásseis um pouco da minha loucura! Sem dúvida vós me suportais. 2 Sinto por vós um ciúme divino, porque vos desposei com um só esposo para vos apresentar a Cristo como uma virgem pura. 3 Mas tenho medo de que vossa mente seja corrompida, afastando-se da simplicidade devida a Cristo, a exemplo de Eva, que foi seduzida pela esperteza da serpente. 4 Vós ouvis com muita facilidade qualquer um que vos venha anunciar um outro Jesus que nós não anunciamos e aceitais receber um espírito diferente do que recebestes, ou acolher um evangelho diferente do que acolhestes.

5 Contudo, acredito que não sou inferior em nada a estes “superapóstolos”. 6 Se não tenho habilidade na arte de falar, não sou incompetente na ciência, como temos provado em tudo diante de todos. 7 Ou será que pequei humilhando-me para que fôsseis elevados, com pregar gratuitamente o Evangelho de Deus? 8 Despojei outras Igrejas, delas aceitando recursos com que viver para vos servir. 9 E quando passei privações durante minha estadia convosco, não me tornei de peso para ninguém; os irmãos que vieram da Macedônia supriram minhas necessidades. Sempre evitei ser um peso para vós. E continuarei evitando. 10 Pela verdade de Cristo que está em mim, eu vos digo que este meu orgulho não ficará escondido nas regiões da Acaia. 11 Por quê? Será porque não vos amo? Deus o sabe.

Salmo: Sl 110,1-2. 3-4. 7-8 (R. 7a)

R. Vossas obras, ó Senhor, são verdade e são justiça.

1 De coração dou graças ao Senhor na assembleia dos justos reunidos. 2 Imensas são as obras do Senhor, e deve meditá-lo quem as ama.

3 Grandes e gloriosos são seus feitos, sua justiça dura eternamente. 4 Deixou-nos o Senhor, clemente e bom, das suas maravilhas a memória.

7 São verdade e justiça as suas obras, todos os seus preceitos são estáveis. 8 Inabaláveis pelo tempo afora, são feitos com verdade e retidão.

Evangelho: Mt 6,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:7 Quando rezardes, não multipliqueis as palavras como fazem os pagãos: pensam que, devido à força de muitas palavras, é que são atendidos. 8 Não sejais semelhantes a eles; porque o vosso Pai sabe do que precisais, antes de fazerdes o pedido. 9 Portanto, rezai assim: Pai nosso que estás no céus, santificado seja o teu Nome, 10 venha o teu Reino, seja feita a tua vontade assim na terra como no céu. 11 Dá-nos hoje nosso pão, de que precisamos. 12 Perdoa-nos o mal que fizemos assim como perdoamos aos que nos fizeram mal. 13 E não nos deixes cair na tentação, mas livra-nos do Maligno. 14 Porque, se perdoardes aos homens as suas culpas, também vosso Pai celeste vos perdoará. 15 Mas se não perdoardes aos homens, vosso Pai não perdoará as vossas culpas.