Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 24 de Junho, 11ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura:  Is 49,1-6

1 Ouvi-me, ilhas! Atendei, povos longínquos! Javé me chamou do ventre materno, do seio materno pronunciou meu nome. 2 Fez de minha boca uma espada aguda; protegeu-me à sombra de sua mão. Fez de mim uma seta afiada, escondeu-me na sua aljava. 3 Ele me disse: “És meu Servo, ó Israel, no qual me glorificarei”. 4 Respondi: “Em vão tenho trabalhado, inutilmente consumi minhas forças!”. Mas meu direito está em Javé, minha recompensa em meu Deus.

5 Agora Javé falou, Ele que me formou no seio materno para ser seu Servo, para reconduzir-lhe Jacó, e congregar-lhe Israel. Serei glorificado aos olhos de Javé. Meu Deus é minha força. 6 Ele disse: “É pouco demais que sejas meu servo, para soerguer as tribos de Jacó, reconduzir os restos de Israel. Eu te destino a ser a luz das nações para que minha salvação atinja os confins do orbe”.

Salmo: Sl 138(139),1-3.13-14ab.14c-15 (R. 14a)

R. Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!

1 Senhor, tu me examinas e conheces, 2 sabes quando me sento ou me levanto. Tu penetras de longe os meus intentos, 3 percebes se caminho ou se repouso, são rotina aos teus olhos os meus passos.

13 Foste tu que plasmaste as minhas vísceras e no seio materno me teceste.

14 Por tão grande prodígio vos dou graças, velaste sobre mim com tanto amor.

14c Maravilhosas são as tuas obras! 15 Eis que me conhecias por inteiro, quando fui modelado ocultamente, nas entranhas, da terra cinzelado.

Segunda Leitura: At 13,22-26

Naqueles dias, Paulo disse: 22 Depois de o ter rejeitado, o Senhor fez surgir Davi como rei. Dele é que deu este testemunho: Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que cumprirá integralmente a minha vontade. 23 Foi de sua descendência que Deus fez sair Jesus, o Salvador de Israel, conforme a sua promessa. 24 Precedendo sua vinda, João tinha proclamado a todo o povo de Israel a mensagem do batismo de conversão. 25 Quando João estava para encerrar a sua missão, declarou: ‘Quem pensais que eu seja? Eu não sou esse tal. Mas depois de mim virá aquele a quem não sou digno de desamarrar as correias das sandálias’. 26 Irmãos, descendentes de Abraão e todos vós que adorais a Deus! É a nós que foi dirigida esta mensagem de salvação.

Evangelho: Lc 1,57-6657 Chegou o dia de Isabel dar à luz e ela teve um menino. 58 Seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha mostrado grande misericórdia e se alegravam com ela. 59 No oitavo dia foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. 60 Mas sua mãe interveio: “Não! Ele vai se chamar João!”. 61 Disseram-lhe: “Mas não há nenhum dos teus parentes com esse nome!”. 62 E perguntaram ao pai, com acenos, como queria que o chamassem. 63 Este pediu uma tabuinha e escreveu: “João é o seu nome”. E todos ficaram surpreendidos. 64 Naquele mesmo instante sua boca se abriu, sua língua se soltou e falava novamente, bendizendo a Deus. 65 Todos os vizinhos ficaram amedrontados, e por toda a montanha da Judeia se contavam estes acontecimentos. 66 Os que ouviam isso o retinham no seu coração e diziam: “Quem será este menino?”. De fato, a mão do Senhor estava com ele.