Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 25 de Junho, 12º Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura:  Jr 20,10-13

Jeremias disse: 10 Eu ouvia as calúnias de muitos: “Terror de todas as partes! Denunciai-o! Denunciemo-lo!”. Todos os meus amigos íntimos vigiavam os meus passos: “Talvez ele se deixe seduzir e possamos vencê-lo! Dele nos vingaremos!”. 11 Mas Javé me assiste como valente guerreiro, por isso os meus perseguidores tropeçarão e não conseguirão nada.

E, por não terem conseguido nada, ficarão cobertos de extrema vergonha, de desonra eterna, inesquecível. 12 Javé dos exércitos que sondas o justo, e vês os rins e os corações! Veja eu tua vingança contra eles! A ti entreguei minha causa! 13 Cantai a Javé, louvai Javé, porque salvou a vida do pobre das mãos dos malvados!

Salmo: Sl 68,8-10.14.17.33-35 (R.14c)

R. Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

8 Por ti é que sofro injúrias e sinto arderem-me as faces. 9 Pois meus irmãos, até eles, estranho me consideram. Os filhos de minha mãe me tomam por forasteiro. 10 O zelo da tua casa devora-me como fogo. O insulto de quem te insulta recai, ó Deus, sobre mim.

14 Ó Deus, na hora propícia dirijo-te a minha súplica. Responda-me o teu amor, que o teu socorro não falhe!

17 Escuta-me, Senhor Deus, pois é grande a tua graça. Oh, volta-me a tua face na tua imensa piedade!

33 Humildes, vede e alegrai-vos; renovem-se as vossas almas, ó vós, que buscais a Deus! 34 Atende o Senhor aos pobres, jamais despreza os cativos. 35 Aclamem-no céus e terra, o mar, e o que neles vive!

Segunda Leitura: Rm 5,12-15Irmãos:

12 Portanto, assim como por um só homem o pecado entrou no mundo e, pelo pecado, a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram… 13 Pois, antes que fosse dada a Lei, já existia o pecado no mundo. Mas o pecado não é tido como tal quando não existe a Lei. 14 No entanto, a morte reinou de Adão a Moisés, mesmo sobre aqueles que pecaram estando solidários com a transgressão de Adão, figura daquele que devia vir… 15 Mas o dom gratuito não é semelhante à culpa. Na verdade, se muitos morreram pela culpa de um só homem, com maior razão temos que a graça de Deus e seu dom gratuito, pela graça de um só homem, Jesus Cristo, se derramou por toda a multidão dos homens.

Evangelho: Mt 10,26-33

Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos:26 Por isso não tenhais medo deles! Nada há de oculto que não seja revelado, e nada há de secreto que não se venha a saber. 27 O que vos falo na escuridão da noite, dizei-o em plena luz; e o que ouvis em segredo, proclamai-o sobre os terraços. 28 Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Antes, temei aquele que pode fazer a alma e o corpo morrerem na geena. 29 Não se vendem dois passarinhos por um centavo? Entretanto nenhum deles cai ao chão sem permissão do vosso Pai! 30 Quanto a vós, até os cabelos de vossa cabeça estão contados! 31 Não tenhais medo, então. Valeis mais do que muitos passarinhos. 32 Portanto, todo aquele que se declarar por mim diante dos homens, eu também me declararei por ele diante de meu Pai que está nos céus; 33 mas aquele que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus.