Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 26 de Junho, 12ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 12,1-9

1 E Javé disse a Abrão: “Parte para longe de tua pátria, de teus parentes e da casa de teu pai, e dirige-te ao país que eu te indicar. 2 Pois de ti farei uma grande nação, hei de abençoar-te e engrandecer teu nome: sejas tu uma bênção! 3 Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Em ti serão abençoadas todas as famílias da terra”. 4 Abrão pôs-se a caminho conforme lhe dissera Javé, e Lot o acompanhou. Abrão tinha 75 anos ao deixar Haran.

5 Abrão levou consigo sua mulher Sarai e seu sobrinho Lot, e todos os bens que possuíam e todos os servos que tinham adquirido em Haran. Puseram-se a caminho do país de Canaã, e lá chegaram. 6 Abrão penetrou no país de Canaã até chegar ao lugar santo de Siquém, até o Carvalho de Moré. Naquele tempo os cananeus habitavam o país. 7 Javé apareceu a Abrão e disse: “À tua descendência hei de dar este país”. E ali mesmo levantou Abrão um altar a Javé, que lhe havia aparecido.8 De lá transferiu-se Abrão para a montanha que fica a leste de Betel, e armou sua tenda num lugar que tinha Betel a oeste e Hai a leste. Aí ergueu um altar a Javé e invocou o nome de Javé. 9 Depois, de jornada em jornada, chegou Abrão ao Negebe.

Salmo: Sl 32,12-13. 18-19. 20.22 (R. 12b)

R. Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!

12 Feliz é a nação que o tem por Deus, o povo que escolheu por sua herança! 13 Pois do alto do céu o Senhor olha e eis que filhos de Adão ele contempla.18 Porém olha o Senhor pelos que o temem, aqueles que confiam em seu amor, 19 para livrar da morte as suas almas e fazê-los viver quando houver fome!

20 Nossas almas esperam no Senhor: é ele o nosso auxílio e o nosso escudo.

22 Venha a nós, ó Senhor, a tua graça: colocamos em ti nossa esperança!

Evangelho: Mt 7,1-5

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1 Não julgueis os outros, para não serdes julgados; 2 porque com o julgamento com que julgardes, sereis julgados, e com a medida com que medirdes sereis medidos. 3 Por que reparas no cisco que entrou no olho de teu irmão, quando existe uma trave no teu? 4 Ou como é que dizes a teu irmão: Deixa-me tirar o cisco de teu olho, quando existe uma trave no teu? 5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho de teu irmão.