FORMAÇÃO BÍBLICA

DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

3ª-feira, 27 de Junho, 12ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 13,2.5-18

2 Abrão era muito rico em gado, prata e ouro. 5 Lot, que acompanhava Abrão, também tinha rebanhos, manadas e tendas. 6 E a região não tinha capacidade para poderem habitar juntos. 7 E ocorreu uma contenda entre os pastores dos rebanhos de Abrão e os pastores dos rebanhos de Lot. Ora, habitavam então naquela terra os cananeus e os fereseus. 8 E Abrão disse a Lot: “Não haja discórdia entre mim e ti, entre os meus pastores e os teus, porque somos irmãos!

9 Não está diante de ti toda a região? Separa-te de mim. Se fores para a esquerda, irei para a direita, e se fores para a direita, irei para a esquerda”. 10 Lot levantou os olhos e viu toda a Planície do Jordão, que era irrigada em toda a sua extensão. Antes que Javé destruísse Sodoma e Gomorra, era como o Jardim de Javé, e como o país do Egito, até as proximidades de Segor. 11 Lot escolheu para si toda a Planície do Jordão, e partiu para o oriente, e assim se separaram um do outro. 12 Abrão ficou morando no país de Canaã, e Lot se estabeleceu nas cidades da Planície, estendendo seus acampamentos até Sodoma. 13 Os habitantes de Sodoma eram perversos e grandes pecadores contra Javé. 14 Javé disse a Abrão, depois que Lot se separou dele: “Levanta os olhos e olha, do lugar onde te achas, na direção do norte, do sul, do oriente e do ocidente, 15 pois todo o país que estás vendo, dá-lo-ei a ti e à tua descendência para sempre. 16 Farei a tua descendência tão numerosa como o pó da terra; se alguém puder contar o pó da terra, também poderá contar a tua descendência! 17 Levanta-te, percorre o país em toda a sua extensão e largura, porque a ti o entrego”. 18 Abrão, acampando em suas tendas, veio habitar junto do Carvalho de Mambré que fica em Hebron. E aí levantou um altar a Javé.

Salmo: Sl 14, 2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R. 1b)

R. Senhor, quem morará em vosso Monte Santo?

2 O que vive sem mancha e age direito, o que em seu coração traz a verdade.

3 O que não solta a língua na calúnia, o que não causa dano algum ao próximo e não cobre de insultos o vizinho.

4 Quem considera o ímpio desprezível, mas ao temente a Deus sabe estimar. Quem guarda com seu dano um juramento,

5 não empresta dinheiro com usura, nem se deixa comprar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho: Mt 7,6.12-14

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 6 Não deis o que é santo aos cães, nem atireis vossas pérolas aos porcos: eles poderiam pisá-las e voltar-se contra vós, para vos fazer em pedaços. 12 Portanto, tudo o que quereis que os outros vos façam, fazei o mesmo também vós a eles: nisso está a Lei e os Profetas. 13 Entrai pela porta estreita. Porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que tomam rumo por ele. 14 Mas é estreita a porta e apertado o caminho que conduz à vida, e como são poucos os que o encontram!