Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 28 de Junho, 12ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 15,1-12.17-18

Naqueles dias: 1 Javé, numa visão, dirigiu estas palavras a Abrão: “Abrão, nada temas, porque eu sou o teu escudo. Imensamente grande será a tua recompensa”. 2 Respondeu Abrão: “Javé, meu Senhor, que me darás? Eu me vou sem filho! Eliezer de Damasco, administrador de minha casa, será o meu herdeiro!”. 3 E Abrão continuou: “Não me deste um filho, e eis que um dos servos nascidos em minha casa será meu herdeiro”. 4 Javé dirigiu-se a Abrão com estas palavras: “Não será este o teu herdeiro, mas sim um que há de sair de tuas entranhas”.

5 Conduziu-o para fora e lhe disse: “Olha para o céu e conta as estrelas, se puderes”. E acrescentou: “Assim será a tua posteridade”. 6 Creu Abrão em Javé, que lho imputou como justiça. 7 Ele lhe disse: “Eu sou Javé que te fiz sair de Ur dos caldeus a fim de te dar em propriedade este país”. 8 Perguntou Abrão: “Javé, meu Senhor, como poderei saber que o possuirei?”. 9 Respondeu-lhe; “Toma uma novilha de três anos, uma cabra de três anos; um carneiro de três anos, uma rola e um pombinho”. 10 Tomando todos estes animais, ele os partiu pelo meio e pôs as metades uma diante da outra; porém não dividiu os pássaros. 11 As aves de rapina se precipitaram sobre os cadáveres, mas Abrão as expulsou. 12 Ao pôr do sol, um profundo sono sobreveio a Abrão e um grande terror o invadiu. 17 Depois que o sol se pôs e sobreveio a escuridão, uma fornalha fumegante e um archote ardente passaram por entre os animais partidos. 18 Nesse dia concluiu Javé uma aliança com Abrão nestes termos: “À tua descendência darei este país, desde a torrente do Egito até o Grande Rio, o Rio Eufrates.

Salmo: Sl 104,1-2. 3-4. 6-7. 8-9 (R. 8a)

R. O Senhor se lembra sempre da Aliança.

1 Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai aos povos os seus feitos! 2 Cantai a Deus, tocai em sua honra; dizei de novo as suas maravilhas.

3 Pelo seu santo nome gloriai-vos, exulte o coração que busca a Deus! 4 Procurai o Senhor e sua força, buscai constantemente a sua face.

6 Ó raça de Abraão, seu servidor, ó filhos de Jacó; seu predileto, 7 eis que o próprio Senhor é o nosso Deus, vigoram suas leis por toda a terra,

8 Jamais ele esqueceu sua aliança, por gerações sem conta promulga 9 a promessa que fez a Abraão, o juramento que jurou a Isaac.

Evangelho: Mt 7,15-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 15 Tomai cuidado com os falsos profetas. São os que chegam perto de vós sob a aparência de ovelhas, mas por dentro, de fato, são lobos vorazes. 16 Pelos seus atos os haveis de reconhecer. Será que se colhem uvas de espinheiros, ou figos das urtigas? 17 Assim a árvore boa é que produz bons frutos, enquanto a árvore má é a que produz maus frutos. 18 A árvore boa não pode produzir maus frutos, nem a árvore má, bons frutos. 19 Toda árvore que não produz bons frutos é cortada e atirada ao fogo.20 Pelos atos desses tais, portanto, é que os reconhecereis.