Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

5ª-feira, 29 de Junho, 12ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 16,1-12.15-16

1 Sarai, mulher de Abrão, não lhe dera nenhum filho. Tinha porém uma criada egípcia chamada Agar. 2 Disse pois Sarai a Abrão: “Não tendo Javé permitido que eu tivesse filhos, peço-te que te unas à minha criada; ao menos por meio dela, talvez, eu tenha filhos”. Abrão atendeu ao pedido de sua mulher. 3 E Sarai, mulher de Abrão, passados já dez anos desde que Abrão viera se estabelecer no país de Canaã, lhe deu a criada egípcia, Agar, por mulher. 4 Uniu-se ele a Agar, que ficou grávida. E ao verificar que estava grávida, começou a olhar com desprezo para sua senhora.

5 Sarai falou a Abrão: “Caia sobre ti a afronta que me é feita! Entreguei-te minha criada, e ela, verificando que estava grávida, começou a olhar-me com desprezo. Javé seja juiz entre mim e ti!”. 6 Abrão respondeu a Sarai: “Pois bem, a, criada está, em tuas mãos. Faze dela o que bem te aprouver”. Sarai começou então a maltratá-la, de modo que Agar fugiu dela. 7 O Anjo de Javé foi encontrá-la junto de uma fonte no deserto, a fonte que está no caminho de Sur. 8 E disse: “Agar, criada de Sarai, donde vens e para onde vais?”.Ela respondeu: “Estou fugindo de Sarai, minha senhora”. 9 Ordenou-lhe o Anjo de Javé: “Volta para junto de tua senhora e sujeita-te a ela”. 10 Disse ainda o Anjo de Javé: “Tornarei a tua descendência tão numerosa, que não poderá ser contada”. 11 E o Anjo de Javé lhe disse: “Eis que estás grávida, e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Ismael; porque Javé ouviu a tua aflição. 12 Ele será como um asno selvagem; ele contra todos, e todos contra ele, e ele habitará apartado de seus irmãos”. 15 Agar deu à luz um filho a Abrão. Ao filho que Agar lhe gerou deu Abrão o nome de Ismael. 16 Abrão tinha oitenta e seis anos quando Agar deu à luz a seu filho Ismael.

Salmo: Sl 105, 1-2. 3-4a. 4b-5 (R. 1a)

R. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.

1 Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, sua misericórdia não tem fim! 2 Quem contará os feitos do Senhor, entoará o hino que merece?

3 Feliz quem obedece aos seus preceitos, quem pratica a justiça o tempo todo! 4a Vem a nós, ó Senhor, que amas teu povo,

4b Que eu veja a alegria dos eleitos! 5 Alegre-me a alegria do teu povo, e eu me glorie pela tua herança!

Evangelho: Mt 7,21-29

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 21 Nem todos os que dizem: ‘Senhor, Senhor’, entrarão no reino dos céus; mas sim os que fazem a vontade do meu Pai que está nos céus. 22 Muitos me dirão naquele dia: ‘Senhor, Senhor, não profetizamos em teu nome? Não expulsamos demônios em teu nome? Não fizemos numerosos milagres em teu nome?’ 23 Então lhes declararei: ‘Nunca vos conheci! Afastai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade!’ 24 Assim, todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática será semelhante a um homem ajuizado, que constrói sua casa sobre a rocha. 25 Cai a chuva, correm as enxurradas, sopram os ventos que se lançam contra essa casa. Mas ela não desaba, porque está construída sobre a rocha. 26 Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática será semelhante a um tolo, que constrói sua casa sobre a areia. 27 Cai a chuva, correm as enxurradas, sopram os ventos que se lançam contra essa casa, e ela desaba: é uma destruição total!” 28 Quando Jesus acabou estes discursos, a multidão estava tomada de admiração pelo seu modo de ensinar. 29 Porque a ensinava como detentor de autoridadeprópria e não como os mestres da lei.