Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 01 de Julho, 12ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 18,1-15

1 E Javé apareceu a Abraão junto do Carvalho de Mambré quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, ao calor do dia. 2 Tendo levantado os olhos, viu três homens de pé perto dele. Logo que os viu, correu ao seu encontro, da entrada da tenda, e prostrou-se em terra. 3 Disse-lhes: “Meus senhores, se obtive graça ante vossos olhos, por favor, não passeis diante do vosso servo sem vos deterdes.

4 Ser-vos-á trazido um pouco de água para lavardes os pés, e repousareis sob a árvore. 5 Vou buscar um pedaço de pão para refazerdes as forças. Depois prosseguireis viagem; foi por isto que passastes junto de vosso servo!”. Responderam-lhe eles: “Sim! faze como disseste!”. 6 Abraão foi depressa para a tenda onde estava Sara, e disse-lhe: “Toma depressa três medidas de farinha de trigo, amassa-a, e faze bolos”. 7 Depois correu Abraão ao rebanho, tomou um novilho tenro e bom, entregou-o a um servo, que se apressou em prepará-lo. 8 Tomou depois coalhada, leite, e o novilho preparado, e colocou tudo diante deles e ficou de pé junto deles sob a árvore, enquanto comiam. 9 Eles disseram-lhe: “Onde está Sara, tua mulher?”. Abraão respondeu: “Aí mesmo, na tenda”. 10 Ele disse: “Voltarei a ti dentro de um ano, e então a tua mulher Sara terá um filho. Sara estava escutando à entrada da tenda, atrás dele. 11 Abraão e Sara eram já avançados em anos, e aquilo que é ordinário às mulheres já tinha cessado para Sara. 12 Riu-se, pois, Sara em seu íntimo, pensando: “Depois de idosa sentirei o prazer? E meu marido, um homem tão velho!”. 13 Mas Javé disse a Abraão: “Por que Sara está a rir, pensando: ‘Acaso ainda hei de dar à luz, velha como estou?’. 14 Existe porventura coisa por demais maravilhosa para Javé? Tornarei a ti no próximo ano, por este tempo, e Sara terá então um filho”. 15 Mas Sara negou: “Não ri!”, pois ficara com medo. Ele, porém, replicou: “Sim, riste!”.

Salmo: Sl Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R.Cf.54b)

R. O Senhor se lembrou de mostrar sua bondade.

46 “Minha alma engrandece o Senhor, 47 meu espírito alegra-se intensamente em Deus meu Salvador,

48 porque olhou para a humildade da sua serva. De agora em diante, todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49 porque o Todo-Poderoso fez em mim grandes coisas. Santo é Seu Nome

50 Sua misericórdia se estende de geração em geração sobre os que o temem. 51 Manifestou a força de seu braço, dispersou os homens de coração soberbo.

52 Derrubou os poderosos de seus tronos e elevou os humildes. 53 Deixou os famintos satisfeitos,

despediu os ricos de mãos vazias.

54 Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se da sua misericórdia 55 conforme tinha prometido aos nossos pais para com Abraão e sua descendência, para sempre!”.

Evangelho: Mt 8,5-17

Naquele tempo: 5 Tendo entrado em Cafarnaum, um centurião foi procurá-lo, implorando: 6 “Senhor meu filho está de cama em minha casa atacado de paralisia e sofre horrivelmente”. 7 Respondeu-lhe Jesus: “Irei curá-lo”. 8 “Senhor, respondeu o centurião, não sou digno de que entres na minha casa, mas dize uma só palavra e o meu filho ficará curado. 9 Porque até eu, que não passo de um subalterno, tenho soldados às minhas ordens e digo a este: ‘Vai’, e ele vai, e a outro: ‘Vem’, e ele vem; e a meu servidor: ‘Faze isto’, e ele faz”. 10 Ao ouvir tais palavras, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Eu vos declaro esta verdade: em nenhum dos israelitas encontrei tamanha fé! 11 Digo-vos, portanto, que muitos virão do Oriente e do Ocidente sentar-se à mesa com Abraão, Isaac e Jacó no reino dos céus, 12 enquanto que os cidadãos do Reino serão lançados às trevas exteriores, onde haverá pranto e ranger de dentes”. 13 Disse, então, Jesus ao centurião: “Vai, que seja feito como creste!”. E o filho sarou naquele instante.14 Chegando à casa de Pedro, viu que a sogra dele estava de cama com febre. 15 Tocou-lhe a mão e a febre a deixou. Então ela se levantou e pôs a servi-lo. 16 Entardecia, quando lhe trouxeram muitos possessos. Diante disso, ele expulsou os espíritos apenas com uma palavra e curou todos os que estavam passando mal. 17 Deste modo se cumpria o que tinha sido dito pelo profeta Isaías: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades e carregou as nossas doenças.