Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

3ª-feira, 04 de Julho, 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 19,15-29

Naqueles dias: 15 Ao romper da aurora, os Anjos insistiram com Lot: “Depressa! Toma tua mulher e as duas filhas que aqui estão, e sai para não seres atingido pelo castigo que vai cair sobre a cidade”, 16 Como ele hesitasse, os homens o agarraram pela mão, como também sua mulher e suas duas filhas — porque Javé o queria tratar com ternura —, e os fizeram sair e o colocaram fora da cidade. 17 Tendo-os levado para fora, disse: “Por tua vida, foge! Não olhes para trás, nem fiques parado em lugar algum desta região; foge para os montes a fim de não pereceres!”.

18 Mas Lot lhe respondeu: “Não, meu Senhor. 19 Teu servo obteve graça a teus olhos, e grande foi a bondade que me mostraste, conservando-me a vida. Mas eu não conseguirei fugir para a montanha sem que a desgraça antes me alcance, e assim morra. 20 Eis que está perto uma cidade, de modo que poderei nela refugiar-me, e ela é tão pequena! Permite que nela me refugie — não é ela tão pequena? — e salve ali a minha vida!”. 21 Respondeu-lhe: Pois bem, seja! Atendo ainda desta vez a tal pedido e não destruirei a cidade de que me falas. 22 Apressa-te e salva-te ali, pois nada posso fazer antes de chegares lá”. Por isso aquela cidade foi chamada de Segor. 23 O sol levantava-se sobre a terra quando Lot chegou a Segor. 24 Nesse momento Javé fez cair sobre Sodoma e Gomorra uma chuva de enxofre e fogo vinda do alto do céu, da parte de Javé. 25 Ele arrasou aquelas cidades e toda a planície, e todos os moradores das cidades e a vegetação do solo. 26 A mulher de Lot, porque olhou para trás, ficou convertida numa coluna de sal. 27 De manhã foi Abraão para o lugar onde estivera com Javé, 28 e, olhando na direção de Sodoma e Gomorra e de toda a planície, viu uma fumaça subir da terra como se fosse uma fornalha. 29 Deste modo, ao destruir as cidades da planície, lembrou-se Deus de Abraão e salvou Lot no meio da catástrofe que se abatera sobre as cidades em que Lot havia habitado.

Salmo: Sl 25,2-3. 9-10. 11-12 (R.3a)

R. Tenho sempre vosso amor ante meus olhos.

2 Perscruta-me, Senhor, e põe-me à prova: passa-me ao fogo os rins e o coração. 3 Sempre tive ante os olhos teu amor e prossegui fiel no teu caminho.

9 Não juntes minha alma à dos perversos, nem à dos sanguinários minha vida; 10 pois eis que em suas mãos se encontra o crime, repleta de suborno é sua destra.

11 Porém sigo inocente o meu caminho; tem compaixão, Senhor, vem resgatar-me! 12 Meus pés se firmam no caminho reto: bendigo-te, Senhor, nas assembleias.

Evangelho: Mt 8,23-27

Naquele tempo Jesus 23 entrou na barca, seguido dos discípulos. 24 Aconteceu que se levantou no mar uma tempestade tão violenta, que a barca estava sendo submersa pelas ondas. Ele, no entanto, dormia. 25 Os discípulos chegaram até ele e o acordaram, dizendo: “Senhor, salva-nos! Estamos perdidos!”. 26 Jesus respondeu-lhes: “Por que estais com medo, homens pobres de fé?”. Então se levantou, deu uma ordem aos ventos e ao mar, e se fez uma grande calma. 27 Aqueles homens ficaram pasmos e diziam: “Quem é este, a quem até os ventos e o mar obedecem?”.