FORMAÇÃO BÍBLICA

DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

5ª-feira, 06 de Julho, 13ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 22,1-19

1 Após esses acontecimentos, provou Deus a Abraão, e clamou: “Abraão! Abraão!”. “Eis-me aqui”, respondeu-lhe. 2 E Deus continuou: “Toma teu filho, teu único filho, que tanto amas, Isaac, e vai à região de Moriá e lá oferecê-lo-ás em holocausto sobre um dos montes que te indicarei”. 3 De madrugada Abraão levantou-se, selou seu jumento, tomou consigo dois de seus servos, e seu filho Isaac; cortou lenha para o holocausto, e partiu para o lugar que Deus lhe indicara.

4 No terceiro dia, Abraão levantou os olhos e viu de longe o lugar. 5 Abraão disse então a seus servos: “Ficai aqui, com o jumento, enquanto eu e o menino vamos até lá para adorar; depois voltaremos”. 6 Abraão tomou a lenha para o holocausto e a colocou sobre os ombros de seu filho Isaac, enquanto ele levava o fogo e a faca. Assim caminhavam lado a lado. 7 Isaac dirigiu-se a Abraão: “Pai!”. Respondeu ele: “Eis-me aqui, meu filho!”. Isaac continuou: “Aqui estão o fogo e a lenha, mas onde se acha o cordeiro para o holocausto?”. 8 Respondeu Abraão: “Deus providenciará o cordeiro, meu filho!”, e continuaram a caminhar lado a lado. 9 Tendo chegado ao lugar que Deus lhe designara, erigiu Abraão um altar, preparou a lenha e, amarrando seu filho Isaac, colocou-o sobre a lenha em cima do altar. 10 Estendeu a mão e pegou a faca para sacrificar o filho. 11 Mas o Anjo de Javé chamou-o do céu dizendo: “Abraão! Abraão!”. Respondeu ele: “Eis-me aqui!”. 12 E disse o Anjo: “Não levantes tua mão contra o menino e não lhe faças mal algum! Agora sei que verdadeiramente temes a Deus, pois não me recusaste teu filho, teu filho único”. 13 E levantando os olhos viu Abraão um carneiro com os chifres presos num espinheiro; foi buscá-lo e sacrificou-o em lugar de seu filho, oferecendo-o em holocausto. 14 Abraão chamou aquele lugar “Javé providenciará”; por isso se diz ainda hoje em dia: “Sobre a montanha Javé providenciará”. 15 O Anjo de Javé chamou Abraão uma segunda vez do céu 16 e lhe disse: “Juro-te por mim mesmo, palavra de Javé, pois que tal coisa fizeste, e não me recusaste teu filho, teu único filho, 17 eu te cumularei de bênçãos e tornarei tua descendência tão numerosa como as estrelas do céu e a areia que está na praia do mar. E tua descendência se apoderará das Portas de seus inimigos. 18 Todas as nações da terra serão abençoadas por meio de tua descendência, porque obedeceste à minha voz”. 19 Abraão voltou para onde estavam os servos, e juntos retornaram todos a Bersabé. E Abraão habitou em Bersabé.

Salmo: Sl 114,1-2.3-4.5-6.8-9 (R. 9)

R.Andarei na presença de Deus, junto a ele, na terra dos vivos.

1 Amo o Senhor de todo o coração, porque atendeu à voz da minha prece. 2 Inclinou para mim os seus ouvidos, escutou-me no dia em que o chamei.

3 As correntes da morte me envolviam, os laços dos abismos me enlaçavam. Invadiram-me angústias e aflições, 4 mas invoquei o nome do Senhor: “Por favor, ó Senhor, vem libertar-me!”.

5 Justo é o Senhor e cheio de bondade, misericordioso é o nosso Deus. 6 O Senhor vela sobre os pequeninos: salvou-me quando eu ia fraquejar.

8 Da morte libertou a minha vida, protegeu os meus olhos, contra o pranto. 9 Ele livrou meus pés das armadilhas, na presença de Deus caminharei.

Evangelho: Mt 9,1-8

1 Entrando na barca, Jesus refez a travessia e voltou para a sua cidade. 2 Aconteceu que lhe apresentaram um paralítico deitado num leito. Jesus, vendo-lhes a fé, disse ao paralítico: “Coragem, filho, os teus pecados estão perdoados”. 3 Logo alguns dos escribas puseram-se a falar entre si: “Este homem está blasfemando”. 4 Mas Jesus percebeu seus pensamentos e lhes disse: “Por que esses maus pensamentos em vossos corações?”.5 Que é mais fácil dizer: “Os teus pecados estão perdoados”, ou: “Levanta-te e anda?”. 6 Pois bem, para que saibais que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: “Levanta-te”, disse ao paralítico, “toma o teu leito e vai para tua casa”. 7 Ele se levantou e foi para casa. 8 Vendo isso, as multidões ficaram cheias de temor e deram glória a Deus, que deu tal poder aos homens.