Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 09 de Julho, 14º Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura:  Zc 9,9-10

Assim diz o Senhor: 9 Rejubila-te ao máximo, filha de Sião; grita de alegria, filha de Jerusalém. Eis que teu Rei vem a ti; ele é justo e vitorioso, humilde e montado em um burro, em um burrinho, filho de jumenta. 10 Ele suprimirá os carros de Efraim e os cavalos de Jerusalém. O arco de guerra será suprimido e ele proclamará a paz às nações. Seu domínio estender-se-á do mar ao mar, e do rio Eufrates até os confins da terra.

Salmo: Sl 144,1-2.8-9.10-11.13cd-14 (R 1)

R. Bendirei, eternamente, vosso nome, ó Senhor!

1 Ó meu Deus, meu rei, quero exaltar-te e bendizer-te sempre e eternamente. 2 Dia após dia, quero bendizer-te, louvar teu nome, sempre e eternamente.

8 O Senhor é bondoso e compassivo, lento em irar-se e cheio de ternura. 9 Benigno é o Senhor para com todos, de todos que criou se compadece.

10 Todas as criaturas te agradeçam, bendigam-te, Senhor, teus santos todos! 11 Falem eles da glória do teu reino e saibam proclamar teu poderio.

13cd O Senhor é fiel ao que promete, é todo amor em tudo o que ele faz. 14 Ampara todo aquele que vacila, reergue os que se curvam sob os fardos.

Segunda Leitura: Rm 8,9.11-13

Irmãos: 9 Mas vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se é que realmente o Espírito de Deus habita em vós. Quem não possui o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 11 Se em vós habita o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos, então ele, que ressuscitou a Cristo Jesus dos mortos, dará também vida a vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que habita em vós.

12 Portanto, irmãos, não devemos nada à carne, para vivermos segundo a carne. 13 Pois, se viveis segundo a carne, estais caminhando para a morte. Mas se, pelo Espírito, fazeis morrer as obras da carne, vós vivereis.

Evangelho: Mt 11,25-30

25 Naquele tempo Jesus disse: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, por teres ocultado estas coisas aos sábios e entendidos e as teres revelado aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque desta maneira é que se realizou o que dispuseste na tua benevolência. 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, nem alguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. 28 Vinde a mim, vós todos que estais oprimidos de trabalhos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. 29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis repouso para vossas almas. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu peso, leve”.