Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 10 de Julho, 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 28,10-22a

10 Partiu, pois, Jacó de Bersabé e rumou em direção de Haran. 11 Chegando a certo lugar, ali pernoitou porque o sol já se havia posto. Tomou por travesseiro uma das pedras do lugar e ali mesmo adormeceu. 12 Teve um sonho: viu uma escadaria cujo cimo tocava os céus, e Anjos de Deus subindo e descendo por ela. 13 E eis que Javé se postou junto dele e lhe disse: “Sou Javé, Deus de Abraão, teu pai, e o Deus de Isaac. Darei a ti e à tua posteridade a terra sobre a qual estás deitado.

14 Tua posteridade será como o pó da terra. Dilatar-te-ás para o Ocidente e o Oriente, o Norte e o Sul. Em ti e em tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra. 15 E eis que Eu estarei contigo, e te guardarei onde quer que tu vás; reconduzir-te-ei para este país. Porque não te abandonarei até cumprir o que te prometi”. 16 Despertou Jacó e exclamou: “Na verdade, neste lugar está Javé, e eu não sabia!” 17 Cheio de temor disse: “Quão temível é este lugar! Não é outra coisa senão a casa de Deus! A porta do céu!”. 18 Levantando-se de madrugada, tomou a pedra que lhe servira de travesseiro, erigiu-a em estela, sobre cujo topo derramou óleo. 19 Chamou de Betel aquele lugar. Antes disso a cidade se chamava Luza. 20 Jacó fez também este voto: “Se Deus estiver comigo e me proteger nesta viagem que estou fazendo, se me der pão para comer e roupa para vestir, 21 e me reconduzir são e salvo à casa de meu pai, então Javé será o meu Deus, 22 e esta pedra que erigi como estela será uma casa de Deus.

Salmo: Sl 90,1-2. 3-4. 14-15ab (R. Cf. 2b)

R. Tu és o meu refúgio, meu baluarte, o Deus em quem confio.

1 Feliz o que se abriga sob o Altíssimo, do Todo-poderoso vive à sombra! 2 Dize ao Senhor: “Tu és o meu refúgio; meu baluarte, o Deus em quem confio!”.

3 Do ardil do caçador te guardará, do contágio da peste que arruína. 4 Ele te cobrirá com suas asas, encontrarás abrigo em suas penas. Sua fidelidade se assemelha a uma couraça e escudo que protegem.

14 “Porque em mim se abrigou, hei de atendê-lo. 15 Nas suas provações o assistirei, a fim de libertá-lo e dar-lhe glória.

Evangelho: Mt 9,18-26

18 Enquanto falava, um chefe foi se prostrar diante dele e disse: “Minha filha acaba de morrer. Vem, põe a mão sobre ela para que volte à vida”.19 Jesus se levantou e o acompanhou com seus discípulos. 20 Ora, certa mulher, que havia doze anos padecia de perda de sangue, se aproximou por detrás e tocou na barra do seu manto. 21 Porque pensava: “Se eu tocar pelo menos no seu manto, ficarei curada”. 22 Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: “Coragem, filha, tua fé te salvou”. E no mesmo instante a mulher ficou curada. 23 Quando Jesus chegou à casa do chefe, e viu os tocadores de música fúnebre e uma multidão barulhenta, ordenou: 24 “Retirai-vos! A menina não morreu, está dormindo”. Então começaram a zombar dele. 25 Mas, logo que o povo saiu, ele entrou, tomou a menina pela mão e ela se levantou. 26 E a notícia deste fato se espalhou por toda aquela região.