Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

3ª-feira, 11 de Julho, 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 32,23-33 (grego 22-32)

23 Durante a noite Jacó se levantou, tomou as suas duas mulheres, as suas duas criadas, os seus onze filhos, e os fez passar o vau do Jaboc. 24 Ele os tomou e os fez passar a torrente com todos os seus haveres. 25 Jacó ficou só. E alguém lutou, com ele até o despontar da aurora. 26 Vendo que não podia dominá-lo, tocou-lhe a articulação do quadril, e a articulação da coxa de Jacó se deslocou, enquanto lutava. 27 Disse o personagem: “Larga-me, porque desponta a aurora”.

Respondeu Jacó: “Não te largarei, se não me deres tua bênção”. 28 Ele perguntou: “Qual é teu nome?”. “Jacó”, respondeu este; 29 e ele continuou: “Não mais te chamarás Jacó, mas sim Israel, porque foste forte contra Deus e os homens, e venceste”. 30 Jacó fez este pedido: “Revela-me, rogo-te, teu nome!”. Mas ele retrucou: “Por que me perguntas pelo meu nome?”. E aí mesmo o abençoou. 31 Jacó deu àquele lugar o nome de Fanuel, isto é, Face de Deus, “porque”, disse, “vi a Deus face a face e saí com vida”. 32 O sol levantava-se quando Jacó passou por Fanuel, coxeando de um lado. 33 É por isso que os filhos de Israel até hoje não comem o nervo que está na articulação da coxa; porque Ele ferira o nervo da articulação da coxa de Jacó.

Salmo: Sl 16,1. 2-3. 6-7. 8b.15 (R. 15a)

R. Verei, como justo, a tua face, ó Senhor.

1 Senhor, acolhe a minha causa: é justa; inclina o teu ouvido ao meu clamor. Presta atenção à voz da minha súplica, pois não trago a mentira nos meus lábios.

2 Venha de tua face o julgamento, sabem ver os teus olhos o que é reto! 3 Se sondares, Senhor, meu coração, se até durante a noite o examinares, e mesmo que me proves pelo fogo, não acharás em mim iniquidade.

6 Clamo por ti, ó Deus, pois me respondes; inclina o teu ouvido: ouve o que eu digo. 7 Derrama sobre mim a tua graça: salvas o pecador que em ti se abriga!

8 Guarda-me qual pupila dos teus olhos, aquece-me ao calor das tuas asas,

15 Mas verei, como justo, a tua face; ao despertar, sacie-me o teu rosto!

Evangelho: Mt 9,32-38

32 Quando saíam, apresentaram a Jesus um possesso mudo. 33 Logo que o demônio foi expulso, o mudo começou a falar. Espantado, o povo dizia: “Nunca se viu coisa igual em Israel!”. 34 Entretanto, os fariseus diziam: “É pelo chefe dos demônios que ele pode expulsar os demônios!”.35 Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando a Boa-Nova do Reino e curando toda espécie de doenças e enfermidades. 36 Vendo as multidões, ficava com muita pena, porque elas estavam cansadas e abatidas como ovelhas que não têm pastor. 37 Disse então aos seus discípulos: “A colheita é grande, mas pequeno é o número dos trabalhadores. 38 Rogai, então, ao dono da lavoura para que mande trabalhadores para a colheita”.