Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 12 de Julho, 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Gn 41,55-57.42,5-7a.17-24a

Naqueles dias:55 Todo o país do Egito começou a sentir a fome, e o povo pedia pão a Faraó, em altas vozes, mas Faraó disse a todos os egípcios: “Dirigi-vos a José, e fazei o que ele vos disser”. 56 A fome grassava por toda a superfície da terra. Então José abriu os celeiros e vendeu trigo aos egípcios. E a fome foi se agravando no país do Egito,57 mas todas as nações vinham ao país do Egito a fim de comprar trigo de José, porque a fome grassava por toda a terra. 42,5 Os filhos de Israel partiram, pois, na companhia dos outros que iam ao Egito comprar trigo, pois grassava a fome no país de Canaã.

6 José, que governava todo o país, era quem dirigia a venda de trigo a todo o povo do país. Chegando junto dele, os irmãos de José se prostraram com o rosto por terra. 7a Ao ver seus irmãos, José os reconheceu. 17 E ele os confinou sob custódia por três dias. 18 No terceiro dia disse-lhes José: “Eis o que deveis fazer se quiserdes salvar a vida, pois eu sou um homem temente a Deus: 19 se de fato sois sinceros, que um de vós fique preso aqui na casa onde estais sob custódia, enquanto vós outros ireis levar o trigo para o sustento de vossas famílias. 20 Trazei-me vosso irmão menor, para que se possam verificar vossas palavras, e assim não morrereis”. E eles assim fizeram. 21 E eles começaram então a se dizer uns aos outros: “Ah! nós temos culpa no caso do nosso irmão: nós vimos a angústia de sua alma quando ele nos suplicava compaixão, e nós não o atendemos! É por isso que nos veio esta tribulação”. 22 Rúben falou-lhes: “Eu bem que dizia: ‘Não façais este crime contra o menino!’, mas não me escutaste, e agora se pede conta a nós de seu sangue”. 23 Não suspeitavam que José tudo entendia, porque ele lhes falava por meio de um intérprete. 24 E José afastou-se e chorou. Depois voltou para junto deles, e dirigiu-lhes de novo a palavra. Tirou então Simeão do meio deles, e mandou amarrá-lo à vista de todos.

Salmo: Sl 32,2-3. 10-11. 18-19 (R. 22)

R. Venha a nós, ó Senhor, a tua graça: colocamos em ti nossa esperança!

2 Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o. 3 Cantai em sua honra um canto novo; por entre aclamações salmodiai.

10 Ele desfaz o plano das nações, os projetos dos povos aniquila. 11 Porém seu plano dura eternamente e, pelas gerações, seus pensamentos.

18 Porém olha o Senhor pelos que o temem, aqueles que confiam em seu amor, 19 para livrar da morte as suas almas e fazê-los viver quando houver fome!

Evangelho: Mt 10,1-7

Naquele tempo: 1 Jesus convocou os seus doze discípulos e lhes deu o poder de expulsar os espíritos impuros e de curar toda espécie de doenças e enfermidades. 2 Estes são os nomes dos doze apóstolos: em primeiro lugar, Simão, que foi chamado Pedro, e seu irmão. André; Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João; 3 Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o cobrador de impostos; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; 4 Simão, o Nacionalista, e Judas Iscariotes, aquele que o traiu. 5 Jesus enviou esses Doze em missão, tendo-lhes dado as seguintes instruções: “Não tomeis o caminho que conduz aos pagãos e não entreis em nenhuma cidade dos samaritanos. 6 Ide, de preferência, às ovelhas perdidas da casa de Israel. 7 Pregai, pelo caminho: ‘O reino dos céus está perto’.