Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

5ª-feira, 13 de Julho, 14ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura:  Gn 44,18-21.23b-29; 45,1-5

18 Então Judá se aproximou de José e falou: “Por favor, Senhor Ministro, permite a teu servo dizer uma palavra aos ouvidos do Ministro meu Senhor, sem que tua ira se inflame contra teu servo, porque és igual a Faraó. 19 O Ministro meu Senhor tinha perguntado a seus servos: ‘Tendes ainda um pai ou um irmão?’. 20 e respondemos ao Ministro meu Senhor: ‘Sim, temos um velho pai e outro irmão menor, filho de sua velhice; o irmão dele morreu, e só ele resta como filho único de sua mãe; e seu pai o ama’. 21 E tu ordenaste a teus servos: ‘Trazei-o para que eu o veja com os meus próprios olhos!’.

23b ‘Se vosso irmão menor não vier convosco, não mais podereis aparecer diante de mim!’24 Voltamos então para junto de nosso pai, teu servo, e lhe contamos as palavras do Ministro meu Senhor. 25 E quando nosso pai disse: ‘Ide comprar mais uma vez um pouco de mantimento’, 26 nós lhe respondemos: ‘Nós não podemos voltar sem ter conosco nosso irmão menor, porque não poderemos nos apresentar àquele homem sem ter conosco nosso irmão menor!’. 27 Então teu servo, nosso pai, nos disse: ‘Bem sabeis que minha mulher só me deu dois filhos: 28 um partiu para bem longe de mim, e eu disse: certamente foi despedaçado por uma fera, e de fato até agora nunca mais o tenho visto. 29 Se me tirardes ainda mais este de junto de mim, e se lhe acontecer uma desgraça, vós fareis que meus cabelos brancos desçam na amargura para o Xeol’. 45,1 E José não pôde mais se conter diante de todos os que o cercavam e deu ordem: “Fazei sair todo mundo de junto de mim”. E ninguém mais estava perto dele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. 2 Ele levantou a voz e começou a chorar tão alto que os egípcios ouviram, e a notícia chegou até a corte de Faraó. 3 José disse a seus irmãos: “Eu sou José! Vive ainda meu pai?”. Mas seus irmãos não podiam responder de tão assustados ficaram em sua presença. 4 Disse-lhes então José: “Aproximai-vos de mim!”. E eles se aproximaram. Ele disse: “Eu sou José, vosso irmão que vendestes para o Egito. 5 Mas agora não fiqueis aflitos, nem vos atormenteis por me terdes vendido para cá, pois foi para a preservação da vossa vida que Deus me mandou adiante de vós.

Salmo: Sl 104,16-17. 18-19. 20-21 (R. 5a)

R. Lembrai as maravilhas do Senhor!

16 Quando fez vir à terra a grande fome e privou-os do pão que os sustentava, 17 à frente deles já mandara um homem, José, então vendido como escravo.

18 Teve José seus pés agrilhoados e uma argola de ferro no pescoço, 19 até que se cumpriu o que previra e a palavra de Deus foi confirmada.

20 Então mandou o rei que o libertassem, livrou-o dos grilhões o soberano: 21 fê-lo senhor de toda a sua casa, de todos os seus bens o dispenseiro.

Evangelho: Mt 10,7-15

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:7 Pregai, pelo caminho: ‘O reino dos céus está perto’. 8 Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. Acabais de receber de graça, dai de graça. 9 Não arranjeis nem ouro, nem prata, nem dinheiro para carregar convosco, 10 nem saco de viagem, nem duas túnicas, nem calçado, nem bordão, porque o trabalhador tem direito ao seu sustento. 11 Quando entrardes em qualquer cidade ou povoado, perguntai se há uma pessoa digna de vos receber e ficai em sua casa até a vossa partida. 12 Quando entrardes numa casa, saudai a família que nela mora; 13 se de fato aquela família for digna, descerá sobre ela a vossa paz; se, porém, não for, que a paz vos seja devolvida. 14 E se alguém de uma casa ou cidade não vos acolher nem ouvir vossas palavras, saí de lá sacudindo o pó de vossos pés. 15 Eu vos declaro esta verdade: no dia do Juízo haverá menos rigor para a região de Sodoma e Gomorra do que para aquela cidade.