Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 16 de Julho, 15º Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura:  Is 55,10-11

Isto diz o Senhor:10 Como a chuva e á neve descem dos céus e não voltam mais para lá sem ter embebido a terra, fecundando-a e fazendo-a germinar, para que ela dê a semente ao semeador e o pão comestível, 11 da mesma maneira, a Palavra que sai de minha boca não retorna a mim sem resultado, sem ter feito o que eu queria e conseguido êxito na sua missão.

Salmo: Sl 64,10.11.12-13.14 (R. Lc 8,8)

R. A semente caiu em terra boa e deu fruto.

10 Cumulas de riquezas o solo que inebrias; transborda o teu regato e faz crescer a espiga.

11 A terra preparando, os sulcos tu irrigas e as glebas amoleces; com chuvas abençoas os grãos que semearam.

12 Com teu carinho imenso coroas o ano inteiro; pois brotam dos teus rastros colheitas abundantes. 13 Destilam as estepes, os montes rejubilam;

14 O gado veste os campos, trigais cobrem os vales, e há danças e canções!

Segunda Leitura: Rm 8,18-23

Irmãos:18 Tenho certeza de que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória futura que vai se revelar em nós. 19 Porque a criação, em contínuos desejos, espera esta revelação dos filhos de Deus. 20 As criaturas ficaram sujeitas à vaidade, não porque elas quiseram mas por causa de quem as sujeitou, com a esperança 21 de elas também serem libertadas da escravidão da corrupção para participarem da liberdade gloriosa dos filhos de Deus. 22 Nós sabemos que a criação inteira geme até agora como que em dores de parto. 23 E não só ela, mas nós também, que possuímos o Espírito como primeira dádiva de Deus, gememos, interiormente, esperando a filiação adotiva, a redenção de nosso corpo.

Evangelho: Mt 13,1-23

1 Naquele mesmo dia, Jesus saiu da casa e sentou-se à beira do lago. 2 Tanta gente se reuniu perto dele, que entrou numa barca. Sentou-se ali. Todo o povo ficou de pé na praia. 3 E ensinou-lhes muita coisa em parábolas. Ele dizia:- “Saiu certo semeador a semear. 4 Quando semeava, caíram grãos pelo caminho, vieram as aves do céu e os comeram. 5 Outros caíram em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo germinaram, porque a terra não era profunda; 6 mas, nascendo o sol, foram queimados pelo calor, e, não tendo grandes raízes, secaram. 7 Outros ainda caíram por entre os espinheiros. Estes cresceram e os sufocaram. 8 Outros, por fim, caíram em boa terra, e produziram frutos, uns na base de cem, outros de sessenta e outros de trinta grãos por um. 9 Quem tiver ouvidos, que escute bem!”. 10 Então os discípulos chegaram perto e perguntaram: “Por que motivo falas com eles em parábolas?”. 11 “Porque a vós, respondeu-lhes, é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas não a eles. 12 Pois ao que tem será dado, e terá abundância, mas ao que tiver pouco, será tirado também este pouco. 13 Portanto, se lhes falo em parábolas é porque, olhando, não percebem e, escutando, não entendem nem compreendem. 14 Neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis e não entendereis, olhareis e não enxergareis. 15 Porque o espírito, deste povo se tornou insensível. Eles tapam os ouvidos, fecham os olhos, de modo que não podem ver com os olhos, ouvir com os ouvidos, compreender com a mente, nem se podem voltar para mim e alcançar de mim a salvação. 16 Felizes, porém, os vossos olhos porque estão vendo, e os vossos ouvidos porque estão ouvindo! 17 Eu vos declaro esta verdade: muitos profetas e homens justos suspiravam por ver o que estais vendo, e não viram; e por ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram! 18 Escutai, então, a parábola do semeador. 19 Quando alguém ouve a palavra do reino sem entender, é porque o Maligno vem e arranca o que lhe foi semeado no coração: este é o grão semeado pelo caminho. 20 O grão semeado em terreno pedregoso significa todo aquele que, ouvindo a Palavra, logo a acolhe com alegria. 21 Contudo, não tem raiz própria, é homem inconstante: vindo uma aflição ou perseguição por causa da Palavra, perde a fé. 22 O grão semeado entre espinheiros significa aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação deste mundo e a sedução das riquezas a sufocam, e assim ela não produz fruto. 23 Quanto ao grão semeado em terra boa, indica os que ouvem a Palavra e a compreendem: e eles produzem bons frutos, na base de cem, de sessenta, de trinta grãos por um.”

Evangelho mais breve: Mt 13,1-9