Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

3ª-feira, 18 de Julho, 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 2,1-15a

Naqueles dias: 1 Um homem da casa de Levi tomou por esposa uma mulher da mesma tribo. 2 E ela concebeu e deu à luz um menino. Vendo que era de grande beleza, escondeu-o durante três meses. 3 Mas, não podendo mantê-lo escondido por mais tempo, tomou uma cesta de vime, calafetou-a com betume e piche, acomodou o menino dentro, e depositou-a entre os caniços, junto à margem do Nilo. 4 Ao longe ficou a irmã do menino, para ver o que lhe aconteceria.

5 Entretanto, a filha de Faraó desceu para banhar-se no Nilo, enquanto suas criadas passeavam ao longo do rio. Vendo ela a cesta entre os caniços, mandou uma das criadas apanhá-la. 6 Abrindo-a, deparou-se com o menino. Ele estava chorando. Ela se compadeceu dele e disse: “É um filho dos hebreus”. 7 Então a irmã do menino disse à filha de Faraó: “Queres que eu vá chamar uma ama hebreia que possa amamentar o menino?”. 8 Respondeu-lhe a filha de Faraó: “Vai”. A moça foi e chamou a mãe do menino. 9 A filha de Faraó disse-lhe: “Toma este menino e amamenta-o para mim. Eu pagarei o teu salário”. A mulher levou o menino e o amamentou. 10 Quando já estava crescido, ela o entregou à filha de Faraó, que o adotou como filho e deu-lhe o nome de Moisés. “É porque — disse ela — eu o tirei das águas.” Moisés foge para Madiã. 11 Naqueles dias, sendo Moisés já adulto e saindo a visitar seus irmãos, foi testemunha do seu trabalho forçado. E viu como um egípcio maltratava um dos hebreus, seus irmãos. 12 Então olhou em volta e, percebendo que não havia ninguém, matou o egípcio e escondeu-o na areia. 13 Saindo novamente, no dia seguinte, viu dois hebreus que altercavam e disse ao que agia injustamente: “Por que bates no teu companheiro?”. 14 Ele respondeu: “Quem te constituiu chefe e juiz sobre nós? Acaso pretendes matar-me, como mataste o egípcio?”. Moisés ficou com medo e pensou: “Certamente a coisa é já conhecida!”. 15 De fato, Faraó foi informado do ocorrido e procurou matar Moisés. Este, porém, fugindo da presença de Faraó, refugiou-se na terra de Madiã, onde parou junto a um poço.

Salmo: Sl 68,3. 14. 30-31. 33-34 (R. Cf. 33)

R.  Humildes, vede e alegrai-vos; renovem-se as vossas almas, ó vós, que buscais a Deus!

3 No lodo do abismo afundo, já não tenho onde agarrar. Entrei nas águas mais fundas, submergem-me as correntezas.

14 Ó Deus, na hora propícia dirijo-te a minha súplica. Responda-me o teu amor, que o teu socorro não falhe!

30 Curvado e ferido, eu veja erguer-me, ó Deus, teu auxílio! 31 Ó Deus vou cantar teu nome, exaltá-lo agradecido.

33 Humildes, vede e alegrai-vos; renovem-se as vossas almas, ó vós, que buscais a Deus! 34 Atende o Senhor aos pobres, jamais despreza os cativos.

Evangelho: Mt 11,20-24

Naquele tempo: Jesus 20 começou então a censurar as cidades, nas quais tinha sido realizada a maior parte dos milagres, porque não se tinham convertido: 21 “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e Sidon tivessem sido feitos os milagres que foram realizados em vós, há muito tempo se teriam convertido, vestidas de saco e cobertas de cinza. 22 Por isso eu vos digo: no dia do juízo haverá menos rigor para Tiro e Sidon do que para vós. 23 E tu, Cafarnaum, acreditas que serás exaltada até aos céus? Pois serás atirada no inferno! Porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os milagres que se operaram no meio de ti, ela estaria de pé até hoje! 24 Por isso eu vos digo: no dia do Juízo haverá menos rigor para com a região de Sodoma do que para contigo”.