Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 19 de Julho, 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 3,1-6.9-12

1Moisés apascentava as ovelhas de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madiã. Tendo conduzido o rebanho para o outro lado do deserto, chegou à montanha de Deus, o Horeb. 2 E o Anjo de Javé apareceu-lhe numa chama de fogo, do meio de uma sarça. Moisés reparou que a sarça ardia em chamas, sem se consumir. 3 Disse, pois, Moisés: “Vou voltar-me para contemplar este espetáculo notável e qual a causa por que não queima a sarça”. 4 Javé percebeu que ele se voltava para ir ver.

Então, do meio da sarça, Deus o chamou: “Moisés! Moisés!”. E ele respondeu: “Aqui estou”. 5 Deus prosseguiu: “Não te aproximes daqui. Tira as sandálias de teus pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa”. 6 E acrescentou: “Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó”. Cobriu Moisés o rosto porque tinha medo de olhar para Deus. 9 É que o clamor dos filhos de Israel chegou até Mim. Eu vi a opressão com que os egípcios os oprimem. 10 E agora vai, pois eu te envio a Faraó, a fim de que tires do Egito o meu povo, os filhos de Israel”. 11 Moisés respondeu a Deus: “Quem sou eu para ir ter com Faraó, e como poderei tirar os filhos de Israel do Egito?” 12 Javé retrucou: “Eu estarei contigo. E este será o sinal de que eu te enviei: quando tiveres tirado o meu povo do Egito servireis a Deus sobre esta montanha”.

Salmo: Sl 102,1-2.3-4.6-7 (R. 8a)

R.  O Senhor é bondoso e compassivo.

1 Bendize o teu Senhor, ó minha alma; louve todo o meu ser seu santo nome! 2 Sim, bendize o Senhor, ó minha alma, não esqueças nenhum de seus favores!

3 Pois perdoou as tuas culpas todas, de toda enfermidade te curou. 4 Salvou da sepultura a tua vida, cercou-te de carinho e compaixão.

6 Sim, o Senhor, procede com justiça, ele defende a causa do oprimido. 7 Revelou a Moisés os seus desígnios, aos filhos de Israel, seus altos feitos.

Evangelho: Mt 11,25-27

25 Naquele tempo Jesus disse: “Eu te bendigo, Pai, Senhor do céu e da terra, por teres ocultado estas coisas aos sábios e entendidos e as teres revelado aos pequeninos. 26 Sim, Pai, porque desta maneira é que se realizou o que dispuseste na tua benevolência. 27 Todas as coisas me foram entregues por meu Pai. Ninguém conhece o Filho senão o Pai, nem alguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.