Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

5ª-feira, 20 de Julho, 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 3,13-20

Naqueles dias, ouvindo a voz do Senhor do meio da sarça, 13 Moisés respondeu a Deus: “Eu vou, então, aos filhos de Israel, para dizer-lhes: ‘É o Deus de vossos pais que me envia a vós’. Mas se eles me perguntarem: ‘Qual é o seu nome?’ que é que vou responder-lhes?”. 14 Deus disse a Moisés: “Eu Sou Aquele Que Sou”. E acrescentou: “Assim dirás aos filhos de Israel: [Aquele que se chama] ‘Eu Sou’ enviou-me a vós”. 15 E Deus disse ainda a Moisés: “Assim dirás” aos filhos de Israel: Aquele Que-É (= Javé), o Deus de vossos pais, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó, envia me a vós.

Este é o meu Nome para sempre e assim serei lembrado de geração em geração”. 16 “Vai convocar os anciãos de Israel e anuncia-lhes: Javé, o Deus de vossos pais, apareceu-me, o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó, e disse: Eu vos visitei, Eu vos visitei! e vi o que vos fazem no Egito! 17 Eu disse, então: Eu vos farei subir da aflição do Egito para a terra dos cananeus, dos heteus, dos amorreus, dos fereseus, dos heveus e dos jebuseus, para uma terra que mana leite e mel. 18 Eles ouvirão a tua voz. E tu, com os anciãos de Israel, irás ao rei do Egito e dir-lhe-eis: ‘Javé, Deus dos hebreus, veio ao nosso encontro. Por isso, temos de fazer uma caminhada de três dias no deserto para oferecermos sacrifícios a Javé, nosso Deus’. 19 Mas eu sei que o rei do Egito não vos deixará partir, a não ser constrangido por mão poderosa. 20 Por isso estenderei a minha mão e ferirei o Egito com toda espécie de prodígios que farei no meio deles. Depois disto vos deixará partir.

Salmo: Sl 104,1.5. 8-9. 24-25. 26-27 (R.8a)

R. Jamais ele esqueceu sua aliança.

1 Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai aos povos os seus feitos!

5 Lembrai as maravilhas que operou, seus feitos e as palavras de seus lábios.

8 Jamais ele esqueceu sua aliança, por gerações sem conta promulga 9 a promessa que fez a Abraão,

o juramento que jurou a Isaac.

24 E Deus deu a seu povo crescimento e tornou-o mais forte que os egípcios. 25 Mudou seus corações, e então odiaram e trataram seus servos com astúcia.

26 Enviou-lhes Moisés, seu servidor, e também Aarão, seu escolhido,27 que operaram prodígios entre eles e, na terra de Cam, os seus milagres.

Evangelho: Mt 11,28-30

Naquele tempo, disse Jesus:28 Vinde a mim, vós todos que estais oprimidos de trabalhos e sobrecarregados, e eu vos aliviarei.29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis repouso para vossas almas.30 Porque o meu jugo é suave, e o meu peso, leve”.