Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

6ª-feira, 21 de Julho, 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 11,10-12,14

10 Moisés e Aarão fizeram diante de Faraó todos esses prodígios. Mas Javé endureceu o coração de Faraó, que não deixou os filhos de Israel saírem de seu país. 12,1 Disse Javé a Moisés e Aarão na terra do Egito: 2 “Este mês será para vós o principal dos meses. Para vós será ele o primeiro dos meses do ano. 3 Falai assim a toda a comunidade de Israel: ‘No décimo dia deste mês, cada um tomará para si um cordeiro por família, um cordeiro por casa.

4 Se a família for pouco numerosa para comer o cordeiro, convidar-se-á o vizinho que estiver mais próximo de sua casa, até se completar o número adequado de pessoas. Leve-se em conta, neste convite, o quanto cada qual pode comer. 5 O animal será sem defeito, macho, e de um ano. Podereis escolher um cordeiro ou cabrito. 6 Conservá-lo-eis de reserva até o décimo quarto dia deste mês, quando toda a assembleia da comunidade de Israel o imolará ao entardecer. 7 Tomarão o sangue e o passarão sobre os umbrais e sobre a verga da porta, nas casas em que o comerem. 8 Nessa mesma noite comerão a carne, assada ao fogo; hão de comê-la com pães ázimos e ervas amargas. 9 Não comereis dele nada cru, nem cozido em água, mas somente assado no fogo. Comereis também a cabeça, a parte inferior das pernas e as entranhas. 10 Nada reservareis dele até o amanhecer. Se sobrar alguma coisa, vós a queimareis ao fogo. 11 E é deste modo que o comereis: cingidas as cinturas, vossas sandálias nos pés e vosso cajado na mão. Comereis apressadamente, porque é a Páscoa de Javé. 12 Nessa noite eu percorrerei a terra do Egito: e ferirei, na terra do Egito, a todos os primogênitos, de homens e animais. E contra todos os deuses do Egito executarei executarei julgamentos, eu, Javé. 13 O sangue, porém, será o vosso sinal nas casas onde estiverdes: quando eu vir o sangue, passarei por vós e irei adiante. Assim, não se deterá sobre vós a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito. 14 Este dia será para vós um dia, memorável, que celebrareis como festa em honra de Javé. De geração em geração haveis de festejá-lo, por um estatuto perene.

Salmo: Sl 115,12-13.15-16bc.17-18 (R. 13)

R. Por minha salvação elevo o cálice, invocando o seu nome!

12 (3)  Como agradecerei ao meu Senhor tudo o que fez por mim? 13 (4) Por minha salvação elevo o cálice, invocando o seu nome!

15 (6) Quão preciosa aos olhos do Senhor a morte dos seus santos! 16 (7) Teu servo sou, de tua escrava filho; quebraste os meus grilhões!

17 (8) E te ofereço, grato, um sacrifício, o teu nome invocando. 18 (9) Pago minhas promessas ao Senhor diante de todo o povo.

Evangelho: Mt 12,1-8

1 Naquele tempo, Jesus passava, num sábado, por entre as plantações. Os discípulos, sentindo fome, começaram a arrancar espigas e comê-las. 2 Vendo isto, os fariseus disseram-lhe: “Olha que os teus discípulos fazem o que não é permitido fazer em dia de sábado!” 3 Mas ele respondeu-lhes: “Não lestes o que fez Davi quando teve fome, junto com seus companheiros? 4 Como então entrou na Casa de Deus e comeu os pães da oferta, que nem ele, nem seus companheiros podiam comer licitamente, mas apenas os sacerdotes? 5 Ou não lestes na Lei que no dia de sábado os sacerdotes quebram a Lei do repouso no Templo e não se tornam culpados? 6 Pois eu vos digo: aqui está quem é maior do que o Templo.7 Oxalá houvésseis compreendido o que significa: Prefiro a misericórdia, ao sacrifício, porque nunca teríeis condenado a inocentes. 8 Na verdade, o Filho do Homem é senhor do sábado”.