Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 22 de Julho, 15ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ct 3,1-4a

Eis o que diz a noiva:1Sobre o meu leito, de noite, procurei aquele que o meu coração ama; procurei-o e não o achei! 2 Levantar-me-ei e percorrerei a cidade, pelas ruas e pelas praças procurarei aquele que o meu coração ama; procurei-o e não o achei. 3 Encontraram-me os guardas que fazem a ronda da cidade: “Vistes acaso aquele que o meu coração ama?”. 4a  Mal passara por eles, encontrei aquele que meu coração ama.

Salmo: Sl 62(63),2.3-4.5-6.8-9 (R. 2b)

R. De ti tem sede minh’alma, Senhor!

2 Ó Senhor, és o meu Deus desde a aurora eu te buscava. De ti tem sede minh’alma, desejava-te o meu corpo. Qual a terra ressequida, solo ávido de água.

3 Venho agora ao santuário, vejo teu poder e glória. 4 Teu amor é mais que a vida, os meus lábios te celebrem!

5 Quero pois te bendizer pelos meus dias afora. Ergo ao céu as minhas mãos, e o teu nome pronuncio.

6 Minha boca se deleita com o sabor dos sacrifícios. Também meus lábios exultem, celebrando o teu louvor!

8 Tuas asas me abrigaram, rejubilo à sua sombra. 9 Abraçou-te a minha alma, tua destra sustentou-me.

Evangelho: Jo 20,1-2.11-18

1 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi bem cedo ao sepulcro, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra que o fechava tinha sido tirada. 2 Correu, então, à procura de Simão Pedro e do outro discípulo, aquele a quem o Senhor amava, e lhes falou: “Retiraram do sepulcro o Senhor e não sabemos onde o puseram!”. 11 Maria, contudo, ficou fora chorando, perto do sepulcro. Enquanto soluçava, inclinou-se para o túmulo, 12 e viu dois anjos vestidos de branco, sentados, um à cabeceira, outro aos pés do lugar onde o corpo de Jesus tinha sido depositado. 13 Perguntaram-lhe: “Mulher, por que choras?”. Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14 Dizendo isso, voltou-se para trás e viu Jesus de pé, mas não percebeu que era ele. 15 Jesus disse: “Mulher, por que choras? A quem procuras?”. Ela o confundiu com o jardineiro e lhe pediu: “Senhor, se foste tu que o levaste, dize-me onde o puseste para que eu vá buscá-lo!”.16 Jesus lhe disse: “Maria!”. Ela, voltando-se, falou-lhe em hebraico: “Rabbuní!”, que significa “Mestre”.17 Jesus disse: “Não me segures mais, pois já não estou glorificado face ao Pai? Vai, porém, procura meus irmãos para lhes dizer: subo para meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18 Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Vi o Senhor!” E contou o que Jesus tinha dito.