Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 23 de Julho, 16º Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Sb 12,13.16-19

13 Pois não há Deus fora de ti que cuide de tudo, para que devesses mostrar que teus julgamentos não são injustos.16 Teu poder é princípio de justiça, e, por seres senhor de todos, tratas todos com indulgência.17 Só mostras tua força quando não cremos em teu poder soberano e punes a temeridade dos que o conhecem.

18 Embora poderoso, julgas com clemência, e com grande consideração nos governas; tens à mão, quando queres, o teu poder.19 Procedendo assim, ensinaste a teu povo que o justo deve ser humano e deste aos teus filhos a doce esperança de que após o pecado dás lugar à contrição.

Salmo: Sl 85,5-6.9-10.15-16a (R. 5a)

R. Senhor, és bom e pronto a perdoar.

5 Senhor, és bom e pronto a perdoar, cheio de amor por todos que te invocam. 6 Ouve com atenção a minha prece; escuta a minha voz, que te suplica.

9 Virão todos os povos que criaste adorar-te, Senhor, cantar teu nome. 10 Pois tu és grande e fazes maravilhas, só tu és Deus, Senhor, e não há outro!

15 Tu, Senhor, és um. Deus bom e clemente; generoso, fiel, lento em irar-se. 16a Volta-te para mim e sê propício; ao teu servo concede a tua força.

Segunda Leitura: Rm 8,26-27

Irmãos: 26 Por isso o Espírito vem em auxílio de nossa fraqueza, porque ainda não sabemos como devemos rezar. Mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 Aquele que conhece profundamente os corações sabe qual é o desejo do Espírito, porque ele intercede pelos santos de acordo com a vontade de Deus.

Evangelho: Mt 13,24-43

Jesus 24 Contou-lhes outra parábola: “O reino dos céus é como um homem que semeou boa semente em seu campo. 25 Mas, enquanto todos dormiam, veio seu inimigo, semeou joio bem no meio do trigo, e foi-se embora. 26 Quando o trigo brotou e frutificou, apareceu também o joio. 27 Então os servidores procuraram o patrão para dizer-lhe: ‘Senhor, não foi boa a semente que semeaste em teu campo? Donde veio, então, o joio que se acha nele?’. 28 ‘Um inimigo foi quem feisso’, respondeu lhes. E os servidores lhe perguntaram: ‘Queres então que vamos arrancá-lo?’. 29 A isto ele respondeu: Não, porque pode acontecer que, arrancando o joio, arranqueis também o trigo. 30 Deixai os dois crescerem juntos até a colheita, e no tempo da colheita direi aos colhedores: colhei primeiro o joio e amarrai-o em feixes para queimar, recolhei depois o trigo em meu celeiro’”. 31 Contou-lhes mais outra parábola: “O reino dos céus é como um grão de mostarda, que um homem pega e semeia no seu campo. 32 É a menor de todas as sementes, mas quando cresce vem a ser a maior das hortaliças, tornando-se até uma árvore em cujos ramos as aves do céu vão pousar”. 33 Disse-lhes ainda outra parábola: “O reino dos céus é como o fermento, que uma mulher toma e mistura com uma boa quantidade de farinha, até que toda a massa fique fermentada”. 34 Tudo isto Jesus falou às multidões por meio de parábolas, e ele nada lhes dizia sem fazer uso delas, 35 para que se cumprisse o que havia sido dito pelo profeta: Abrirei minha boca em parábolas, revelarei coisas escondidas desde a criação do mundo. 36 Tendo deixado a multidão, Jesus foi para casa. Os discípulos chegaram perto dele e pediram: “Explica-nos a parábola do joio no campo”. 37 Ele explicou: “O semeador da boa semente é o Filho do homem. 38 O campo é o mundo. A boa semente, os súditos do reino. O joio, os seguidores do Maligno. 39 O inimigo que o semeou, o Diabo. A colheita, o fim do mundo. Os colhedores, os anjos. 40 Como se recolhe o joio para ser queimado no fogo, assim acontecerá no fim do mundo: 41 O Filho do homem enviará os seus anjos, que tirarão do seu reino todos os que causam escândalos e promovem a iniquidade, 42 e os lançarão à fornalha acesa, onde haverá choro e ranger de dentes. 43 Então os justos brilharão como o sol no reino de seu Pai. Quem tiver ouvidos, que escute bem!