Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

2ª-feira, 24 de Julho, 16ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 14,5-18

5 Entretanto, foi anunciado ao rei do Egito que o povo tinha fugido. Mudou então o coração de Faraó e o de seus servos a respeito do povo e disseram: “Que foi que fizemos, deixando partir Israel para não mais servir-nos?”. 6 Faraó mandou atrelar o seu carro e levou consigo o seu povo. 7 Tomou também 600 carros escolhidos e todos os carros do Egito com três homens em cada um deles. 8 Javé havia endurecido o coração de Faraó, rei do Egito, o qual lançou-se no encalço dos filhos de Israel.

Estes, porém, haviam saído num rasgo de libertação. 9 Saindo em sua perseguição, os egípcios alcançaram-nos acampados junto ao mar. Toda a cavalaria, os carros de Faraó e seus cavaleiros, e todo o seu exército, chegaram a Pi-Hahirot, defronte de Baal-Sefon.10 Faraó aproximava-se. Levantando os olhos, os filhos de Israel viram os egípcios movendo-se no seu encalço e ficaram com muito medo. Os filhos de Israel clamaram então a Javé. 11 E disseram a Moisés: “Foi, acaso, por não haver sepulturas no Egito, que nos tiraste de lá para morrermos no deserto? Que foi que nos fizeste, fazendo-nos sair do Egito? 12 Não era esta a palavra que te dirigíamos no Egito? Então dizíamos: ‘Deixa-nos! Queremos continuar a servir aos egípcios!’. Pois é melhor para nós servir aos egípcios do que morrer no deserto”. 13 Moisés disse ao povo: “Não tenhais medo! Permanecei firmes e vereis a salvação que Javé há de realizar hoje em vosso favor: esses egípcios que hoje estais vendo, não mais os tornareis a ver, nunca mais! 14 Javé combaterá por vós; só vos compete ficar tranquilos”. 15 Javé disse a Moisés: “Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que se ponham a caminho. 16 E tu, levanta o bastão e estende a mão sobre o mar. Assim dividi-lo-ás para que os filhos de Israel entrem pelo meio do mar de pés enxutos. 17 Quanto a mim, endurecerei o coração dos egípcios para que eles entrem atrás deles. E Eu serei glorificado à custa de Faraó e de todo seu exército, de seus carros e de seus cavaleiros. 18 E os egípcios saberão que Eu sou Javé, quando Eu me glorificar à custa de Faraó, de seus carros e de seus cavaleiros”.

Salmo: Sl Ex 15,1-2.3-4.5-6 (R.1a)

R. Cantarei a Javé, porque se exaltou soberanamente.

1 Cantarei a Javé, porque se exaltou soberanamente, precipitando no mar a cavalos e cavaleiros! 2 Javé é minha força e o meu cântico. Ele tornou-se a minha salvação. Ele é meu Deus, eu O glorificarei; o Deus de meu pai, eu O exaltarei.

3 Javé é como um guerreiro; seu Nome é Aquele-Que-É. 4 Arremessou ao mar os carros de Faraó e o seu exército, afundou os melhores dos seus combatentes no Mar dos Juncos.

5 Os abismos os cobrem, eles desceram as profundezas como pedras. 6 Tua direita, Javé, é admirável pela força, tua direita, Javé, esmaga o inimigo.

Evangelho: Mt 12,38-42

Naquele tempo 38 alguns dos mestres da lei e fariseus começaram a provocá-lo, dizendo: “Mestre, queremos ver um sinal vindo de ti”. 39 Mas ele lhes respondeu: “Geração má e rebelde! Pede um sinal, mas não lhe será dado outro, senão o do profeta Jonas. 40 Porque, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre do monstro marinho, assim o Filho do homem estará no seio da terra três dias e três noites. 41 Os homens de Nínive vão se levantar contra esta geração no dia do Juízo e condená- la, porque eles mudaram de vida com a pregação de Jonas, e eis aqui alguém maior do que Jonas! 42 A rainha do Sul vai se levantar no dia do Juízo contra esta geração e a condenará, porque veio dos confins da terra ouvir a sabedoria de Salomão, e eis aqui alguém maior do que ele!”.