Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

5ª-feira, 27 de Julho, 16ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 19,1-2.9-11.16-20b

1 No terceiro mês depois de sua saída da terra do Egito, naquele dia, os filhos.de Israel chegaram ao deserto do Sinai. 2 Partindo de Rafidim, chegaram ao deserto do Sinai e ali acamparam, no deserto. Israel levantou ali as suas tendas, diante da montanha. 9 Disse então Javé a Moisés: “Virei a ti na densidade da nuvem, para que o povo ouça quando eu falar contigo e acredite também em ti para sempre”. E Moisés transmitiu a Javé as palavras do povo.

10 Javé disse ainda a Moisés: “Vai ter com o povo e santifica-o hoje e amanhã. Que eles lavem as suas vestes 11 e estejam de prontidão para o terceiro dia: porque no terceiro dia Javé descerá, à vista de todo o povo, sobre o monte Sinai.16 No terceiro dia, desde a manhã, começaram os trovões e relâmpagos, e uma nuvem espessa envolveu a montanha, enquanto um clangor de trompa reboava muito forte. E o povo todo, que estava no acampamento, começou a tremer. 17 Moisés fez sair o povo para fora do acampamento, ao encontro de Deus, e eles se detiveram ao sopé da montanha. 18 Ora, toda a montanha do Sinai fumegava, porque Javé tinha descido sobre ela no meio do fogo. A fumaça levantava-se como a de uma fornalha, enquanto a montanha toda estremecia intensamente.19 O clangor da trompa ia aumentando cada vez mais, enquanto Moisés falava, e Deus lhe respondia com uma voz. 20 Javé desceu sobre a montanha do Sinai, sobre o cume da montanha. Javé chamou Moisés ao cume da montanha, e Moisés subiu.

Salmo: Sl Dn 3, 52. 53. 54. 55. 56 (R. 52b)

R. Bendito é teu Nome, santo e glorioso, louvado e exaltado para sempre!

52 “Bendito és, Senhor, Deus de nossos pais, louvado e exaltado para sempre! Bendito é teu Nome, santo e glorioso, louvado e exaltado para sempre!

53 Bendito és no templo santo da glória, exaltado e glorificado para sempre!

54 Bendito és sobre o trono da realeza, louvado e exaltado para sempre!

55 Bendito, tu que sondas os abismos e sentas sobre os querubins, louvado e exaltado para sempre!

56 Bendito és no firmamento do céu, louvado e exaltado para sempre!

Evangelho: Mt 13,10-17

Naquele tempo: 10 os discípulos chegaram perto e perguntaram: “Por que motivo falas com eles em parábolas?”. 11 “Porque a vós, respondeu-lhes, é dado conhecer os mistérios do reino dos céus, mas não a eles. 12 Pois ao que tem será dado, e terá abundância, mas ao que tiver pouco, será tirado também este pouco. 13 Portanto, se lhes falo em parábolas é porque, olhando, não percebem e, escutando, não entendem nem compreendem. 14 Neles se cumpre a profecia de Isaías: Ouvireis e não entendereis, olhareis e não enxergareis. 15 Porque o espírito, deste povo se tornou insensível. Eles tapam os ouvidos, fecham os olhos, de modo que não podem ver com os olhos, ouvir com os ouvidos,compreender com a mente, nem se podem voltar para mim e alcançar de mim a salvação. 16 Felizes, porém, os vossos olhos porque estão vendo, e os vossos ouvidos porque estão ouvindo! 17 Eu vos declaro esta verdade: muitos profetas e homens justos suspiravam por ver o que estais vendo, e não viram; e por ouvir o que estais ouvindo, e não ouviram!