Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

6ª-feira, 28 de Julho, 16ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 20,1-17

1 Deus pronunciou todas estas palavras, e disse:I 2 “Eu sou Javé, teu Deus, eu que te tirei da terra do Egito, da casa da escravidão. 3 Não terás outros deuses ante a minha face.

II 4 Não farás para ti imagem esculpida nem figura alguma à semelhança do que há em cima no céu, nem do que há embaixo na terra, nem do que há nas águas embaixo da terra. 5 Não te prostrarás diante destes deuses, nem os servirás. Porque eu, Javé, teu Deus, sou um Deus ciumento: castigo a maldade dos pais também em seus filhos e até nos netos e bisnetos daqueles que me odeiam, 6 mas faço misericórdia até mil gerações para com aqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.

III 7 Não pronunciarás em vão o nome de Javé, teu Deus, porque Javé não deixa impune aquele que pronuncia o seu nome em vão.

IV 8 Lembra-te do dia de sábado, para santificá-lo. 9 Durante seis dias trabalharás, neles fazendo todas as tuas obras; 10 mas o sétimo dia é um sábado para Javé teu Deus. Não farás nele trabalho algum: nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu escravo, nem teu servo, nem teu gado, nem o estrangeiro que está em tuas Portas. 11 Porque em seis dias Javé fez o céu e a terra, o mar e tudo o que neles existe, mas Ele repousou no sétimo dia. Por isso Javé abençoou o dia de sábado e o santificou.

V 12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias sobre a terra que te é dada por Javé teu Deus.

VI 13 Não matarás.

VII 14 Não cometerás adultério.

VIII 15 Não furtarás.

IX 16 Não darás depoimento falso contra o teu próximo.

X 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu servo, nem sua serva, nem seu boi, nem seu jumento, nem coisa alguma que lhe pertença.”

Salmo: Sl 18, 8. 9. 10. 11 (R 9a)

R. As normas do Senhor são todas justas, ao coração alegram.

8 Sim, a lei do Senhor é sem defeito, ela conforta a alma. Seguro é o testemunho do Senhor, torna sábios os simples.

9 As normas do Senhor são todas justas, ao coração alegram. É reto o mandamento do Senhor, clareia os nossos olhos.

10 O temor do Senhor é o que há de puro, para sempre nos firma. São os seus julgamentos verdadeiros, todos eles justiça.

11 Eles são mais que o ouro desejáveis, mais que o ouro mais fino São ainda mais doces do que o mel, do que escorre dos favos.

Evangelho: Mt 13,18-23

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:18 Escutai, então, a parábola do semeador. 19 Quando alguém ouve a palavra do reino sem entender, é porque o Maligno vem e arranca o que lhe foi semeado no coração: este é o grão semeado pelo caminho.20 O grão semeado em terreno pedregoso significa todo aquele que, ouvindo a Palavra, logo a acolhe com alegria. 21 Contudo, não tem raiz própria, é homem inconstante: vindo uma aflição ou perseguição por causa da Palavra, perde a fé. 22 O grão semeado entre espinheiros significa aquele que ouve a Palavra, mas a preocupação deste mundo e a sedução das riquezas a sufocam, e assim ela não produz fruto. 23 Quanto ao grão semeado em terra boa, indica os que ouvem a Palavra e a compreendem: e eles produzem bons frutos, na base de cem, de sessenta, de trinta grãos por um.”