Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 29 de Julho, 16ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Jo 4,7-16

7 Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus, e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. 8 Quem não ama não conheceu a Deus porque Deus é Amor. 9 É assim que o amor de Deus se manifestou a nós: Deus mandou seu Filho único ao mundo para que recebêssemos a vida por ele. 10 Nisto consiste o seu amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele quem nos amou e mandou seu Filho como expiação pelos nossos pecados.

11 Caríssimos, se a este ponto Deus nos amou, nós também devemos nos amar uns aos outros. 12 Ninguém jamais viu a Deus, mas se nos amarmos uns aos outros, Deus habita em nós, e seu amor em nós é perfeito. 13 A prova pela qual reconhecemos que permanecemos nele e que ele permanece em nós é que ele nos deu seu Espírito. 14 E nós vimos, e damos testemunho disso, que o Pai enviou seu Filho como Salvador do mundo. 15 Quem confessa que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. 16 Nós reconhecemos o amor que Deus nos tem e acreditamos nele. Deus é Amor: quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele.

Salmo: Sl 33(34),2-3.4-5.6-7.8-9.10-11 (R. 2a ou 9a)

R.  Bendirei ao Senhor em qualquer tempo. ou R.  Provai, e vede como Deus é bom.

2 Bendirei ao Senhor em qualquer tempo, terei sempre na boca o seu louvor! 3 Hei de glorificar-me no Senhor, escutem os humildes e se alegrem!

4 Engrandecei comigo o nosso Deus, exaltemos unidos o seu nome! 5 Pois sempre que o busquei, ele me ouviu; de todas as angústias me livrou.

6 Se olhardes para ele, brilhareis; não sofrerão vergonha as vossas faces. 7 Um infeliz gritou, e Deus o escuta; de todas as angústias ele o salva.

8 O anjo do Senhor vigia alerta, solícito em livrar quem teme a Deus. 9 Provai, e vede como Deus é bom, feliz quem busca nele o seu refúgio!

10 Ó santos do Senhor, vinde adorá-lo, pois àqueles que o temem nada falta.11 Os ricos empobrecem, passam fome; mas nada falta a quem procura a Deus.

Evangelho: Jo 11,19-27 ou Lc 10,38-42

Naquele tempo 19 muitos judeus tinham ido para consolar Marta e Maria pela morte do irmão. 20 Marta, apenas ouviu que Jesus havia chegado, saiu a seu encontro. Maria continuava sentada, dentro de casa. 21 Marta disse a Jesus: “Senhor! Se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. 22 Mas, ainda agora, sei que Deus te concederá tudo quanto lhe pedires”. 23 Jesus lhe afirmou: “Teu irmão ressuscitará”. 24 Marta respondeu: “Sei que ele ressuscitará na ressurreição que vai haver no último dia”. 25 Jesus lhe disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em mim, mesmo se morrer, viverá; 26 e todo o que vive e crê em mim não morrerá para sempre. Crês nisso?” 27 Ela respondeu: “Sim, Senhor, creio que és o Messias, o Filho de Deus que devia vir ao mundo”.