Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 30 de Julho, 17º Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: 1Rs 3, 5.7-12

Naqueles dias: 5 Em Gabaon, apareceu-lhe Javé em sonhos, à noite, dizendo-lhe: “Pede o que queres que eu te dê”. Disse Salomão: 7 Agora Javé, meu Deus, tu puseste o teu servo no lugar de meu pai Davi, e eu sou criança, pequena, não sei dirigir meus atos.8 Ora, teu servo está no meio do povo que escolheste, um povo tão numeroso que não pode ser contado nem recenseado, em razão de seu grande número.

9 Dá, pois, ao teu servo um coração cheio de juízo para governar o teu povo e discernir entre o bem e o mal; pois quem poderá governar teu povo, que é tão importante?”. 10 Agradou ao Senhor que Salomão tivesse pedido tal coisa. 11 E Deus lhe disse: “Por me teres pedido isto, e não vida longa, nem riquezas, nem a vida dos teus inimigos, mas pediste para ti o discernimento para render justiça, 12 eis que farei o que me pediste; dou-te coração sábio e perspicaz, como antes de ti não houve, nem depois de ti haverá.

Salmo: Sl 118,57.72.76-77.127-128.129-130 (R.97a)

R. Como eu amo, Senhor, a tua lei.

57 Senhor, eu declarei que o meu quinhão consiste em praticar tuas palavras.

72 Mais do que mil moedas de ouro e prata, vale, Senhor, a lei da tua boca!

76 Que a tua graça venha consolar-me, pois fizeste a teu servo esta promessa. 77 Sê bondoso comigo, e viverei, pois tenho em tua lei minhas delícias.

127 Amo os teus mandamentos mais que tudo, pois são mais preciosos do que o ouro. 128 Sigo por isso teus preceitos todos, e abomino o caminho da mentira.

129 Maravilhosos são os teus preceitos, observa-os por isso a minha alma. 130 Tua palavra é luz ao revelar-se, até os pequeninos a compreendem.

Segunda Leitura: Rm 8,28-30

Irmãos: 28 Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem dos que amam a Deus, dos que são chamados de acordo com a sua vontade. 29 Os que ele conheceu previamente, também os predestinou a reproduzirem a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito entre os muitos irmãos.30 E aqueles que ele predestinou também os chamou, e aos que chamou também os justificou e aos que justificou, também os glorificou.

Evangelho: Mt 13,44-52 ou mais breve 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44 O reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra. Então, esconde-o novamente e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra esse campo. 45 O reino dos céus é ainda como um comerciante que anda à procura de formosas pérolas. 46 Quando encontra uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra. 47 O reino dos céus é também como uma rede lançada ao lago, que recolhe toda espécie de peixes. 48 Quando está cheia, os pescadores a arrastam para a praia, sentam-se e recolhem os bons nos cestos, atirando fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim do mundo: virão os anjos e separarão os maus do meio aos justos 50 para lançá-los à fornalha acesa, onde só haverá choro e ranger de dentes. 51 Compreendestes tudo isto?”. Responderam-lhe: “Sim”. 52 Disse-lhes então: “Assim, pois, todo mestre da lei, instruído nas coisas do reino dos céus, é semelhante ao proprietário que tira do seu depósito coisas novas e velhas”.

Evangelho mais breve: Mt 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:44 O reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra. Então, esconde-o novamente e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra esse campo. 45 O reino dos céus é ainda como um comerciante que anda à procura de formosas pérolas. 46 Quando encontra uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.