Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 02 de Agosto, 17ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 34,29-35

29 Moisés desceu do monte Sinai, trazendo nas mãos as duas tábuas do Testemunho. Ele não sabia, ao descer do monte, que a pele do seu rosto havia ficado resplandecente por haver Deus falado com ele. 30 De fato, viu-o Aarão e todos os filhos de Israel, e perceberam que o seu rosto brilhava. Por isso, tiveram medo de se aproximar dele. 31 Moisés, porém, os chamou. Então, Aarão e todos os chefes da comunidade voltaram-se para ele, e Moisés dirigiu-lhes a palavra.

32 Depois disto acercaram-se dele todos os filhos de Israel, e Moisés lhes comunicou tudo o que lhe tinha confiado Javé no monte Sinai. 33 Tendo Moisés acabado de falar com eles, cobriu com um véu o seu rosto. 34 Quando, porém, Moisés entrava para falar pessoalmente com Javé, removia o véu até sair. Quando saía, comunicava aos filhos de Israel o que lhe havia sido ordenado. 35 Viam então os filhos de Israel que a pele do rosto de Moisés estava resplandecente. Mas ele cobria de novo o seu rosto com o véu até voltar a falar com Javé.

Salmo: Sl 98, 5. 6. 7. 9 (R. Cf. 9c)

R. Santo é o Senhor, o nosso Deus.

5 Exaltai o Senhor, que é nosso Deus; prostrai-vos aos seus pés, porque ele é santo!

6 Teve Moisés e Aarão por sacerdotes, e Samuel chamava por seu nome; clamavam ao Senhor, e os atendia.

7 Da coluna de nuvem lhes falava, e ouviram sua lei e seus preceitos.

9 Exaltai o Senhor, que é nosso Deus; ante o seu monte santo, prosternai-vos, pois santo é o Senhor, o nosso Deus.

Evangelho: Mt 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão:44 O reino dos céus é como um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra. Então, esconde-o novamente e, cheio de alegria, vai vender tudo o que tem e compra esse campo. 45 O reino dos céus é ainda como um comerciante que anda à procura de formosas pérolas.46 Quando encontra uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.