Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

5ª-feira, 03 de Agosto, 17ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Ex 40,16-21.34-38

16 Moisés agiu exatamente conforme o que Javé lhe havia ordenado. 17 Assim, no primeiro mês do segundo ano, no primeiro dia do mês, foi erigido o Tabernáculo.18 Moisés o erigiu desta forma: firmou-lhe os suportes, colocou suas tábuas, estendeu suas vigas e levantou suas colunas. 19 Ele estendeu a tenda sobre o Tabernáculo, colocando por cima a cobertura da tenda, como Javé havia ordenado a Moisés.20 Tomando o Testemunho, depositou-o na Arca.

Ajustou os varais à Arca e colocou-lhe o propiciatório por cima. 21 Então introduziu a Arca no Tabernáculo. E, tendo estendido o véu da separação, cobriu a Arca do Testemunho, como Javé tinha mandado a Moisés. 34 Então a nuvem envolveu a Tenda do Encontro e a glória de Javé encheu o Tabernáculo. 35 Moisés não podia penetrar na Tenda do Encontro, porque a nuvem pairava sobre ela, e a glória de Javé enchia o Tabernáculo. 36 Quando a nuvem se elevava por sobre o Tabernáculo, os filhos de Israel punham-se a caminho, em todas as suas jornadas. 37 Pelo contrário, se a nuvem não se elevava, eles não partiam, até o dia em que ela se elevasse de novo. 38 Porque a nuvem de Javé permanecia sobre o Tabernáculo de dia, enquanto à noite nela havia fogo, aos olhos de toda a casa de Israel, em todas as suas jornadas.

Salmo: Sl 83 (84),3. 4. 5-6a.8a. 11 (R. 2)

R. 2 Oh, não queiras, Senhor, guardar silêncio; meu Deus, não fiques mudo nem imóvel!

3 Ansiosa desejou a minha alma os átrios do Senhor. Meu coração e minha carne exultam ao buscar o Deus vivo.

4 Até as andorinhas acham casa, um ninho para os filhos: teus altares, Senhor Deus do universo, ó meu Rei e meu Deus!

5 Felizes os que habitam tua casa, pois sem cessar te louvam! 6a Felizes os que acorrem, peregrinos,

e em ti recobram forças!

8a De uma altura a outra eles caminham:

11 pois foram destruídos em Endor, e serviram de adubo para os campos.

Evangelho: Mt 13,47-53

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 47 O reino dos céus é também como uma rede lançada ao lago, que recolhe toda espécie de peixes. 48 Quando está cheia, os pescadores a arrastam para a praia, sentam-se e recolhem os bons nos cestos, atirando fora os que não prestam. 49 Assim acontecerá no fim do mundo: virão os anjos e separarão os maus do meio aos justos 50 para lança- los à fornalha acesa, onde só haverá choro e ranger de dentes.51 Compreendestes tudo isto?”. Responderam-lhe: “Sim”. 52 Disse-lhes então: “Assim, pois, todo mestre da lei, instruído nas coisas do reino dos céus, é semelhante ao proprietário que tira do seu depósito coisas novas e velhas”. 53 Ora, quando Jesus acabou de contar estas parábolas, partiu dali.