Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

6ª-feira, 04 de Agosto, 17ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Lv 23,1.4-11.15-16.27.34b-37

1 E Javé falou a Moisés, dizendo:4 Eis as solenidades de Javé, as santas reuniões que convocareis em tempo determinado. 5 No primeiro mês, no décimo quarto dia do mês, pela tarde, é a Páscoa de Javé. 6 E no décimo quinto dia desse mês, é a festa dos ázimos em honra de Javé: durante sete dias comereis ázimos.7 No primeiro dia tereis uma santa reunião: não fareis nenhuma espécie de trabalho. 8 Oferecereis a Javé, durante sete dias, sacrifícios a serem consumidos pelo fogo. No sétimo dia haverá uma santa reunião: não fareis nenhuma espécie de trabalho”.

9 Javé falou a Moisés, dizendo: 10 “Fala aos filhos de Israel: quando tiverdes entrado no país que eu vos dou, e tiverdes cortado sua ceifa, levareis ao sacerdote um punhado das primícias de vossa ceifa. 11 Ele apresentará esse punhado diante de Javé para atrair sobre ele sua complacência; o sacerdote o apresentará no dia seguinte ao sábado. 15 A partir do dia seguinte ao sábado, do dia em que tiverdes levado o punhado para ser apresentado, contareis sete semanas inteiras. 16 Contareis cinquenta dias até o dia seguinte ao sétimo sábado e oferecereis a Javé uma oblação nova.27 “Exatamente no décimo dia deste mês é o Dia da Expiação: tereis uma santa reunião; impor-vos-ei uma penitência e oferecereis a Javé sacrifícios a serem consumidos pelo fogo.  34b No décimo quinto dia deste sétimo mês, é a festa dos Tabernáculos, durante sete dias, em honra de Javé. 35 No primeiro dia haverá uma santa reunião; não fareis nenhuma espécie de trabalho. 36 Durante sete dias oferecereis a Javé sacrifícios a serem consumidos pelo fogo. No oitavo dia tereis uma santa reunião e oferecereis a Javé sacrifícios a serem consumidos pelo fogo; é a festa de encerramento: não fareis nenhuma espécie de trabalho. 37 Estes são os tempos sagrados de Javé para quando convocardes santas reuniões e oferecerdes a Javé sacrifícios consumidos pelo fogo, holocaustos com oblações, sacrifícios com libações.

Salmo: Sl 80,3-4. 5-6ab. 10-11ab (R.2a)

R. Dai vivas ao Senhor, que é nossa força.

3 As harpas dedilhai, tocai os címbalos; juntai o som das harpas ao da cítara. 4 Anunciai na tuba a lua nova, a lua cheia, nossa grande festa.

5 Pois este é um costume em Israel e do Deus de Jacó um mandamento, 6 dado a José, quando saiu do Egito. Eis que ouço uma voz que não conheço.

10 Não haja em tua casa um deus estranho,nem adores um deus de outra nação! 11 Sou eu que sou teu Deus e teu Senhor, o que te fez sair da terra egípcia.

Evangelho: Mt 13,54-58

Naquele tempo: 54 Chegando à sua terra, ensinava o povo na sinagoga, de modo que muitos ficavam surpresos e diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55 Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não é a chamada Maria? E seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas? 56 Não se encontram entre nós todas as suas irmãs? De onde, pois, lhe terá vindo tudo isso?”. 57 E isto lhes era ocasião de escândalo. Jesus, então, lhes disse: “Todo profeta é respeitado em toda parte, menos na sua terra e entre os seus”. 58 E não fez ali muitos milagres, porque não tinham fé.