Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Sábado, 05 de Agosto, 17ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Lv 25,1.8-17

1 Javé falou a Moisés, sobre a montanha do Sinai, dizendo: 8 Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos; de maneira que as sete semanas de ano serão quarenta e nove anos. 9 No décimo dia do sétimo mês farás soar o som claro de tua trombeta; no Dia da Expiação, fareis soar a trombeta por toda a vossa terra. 10 E santificareis o ano quinquagésimo e proclamareis liberdade, em toda a terra, para todos os seus habitantes. Será para vós um jubileu: cada qual voltará para a sua propriedade e retornará à sua família.

11 O quinquagésimo ano será para vós um jubileu: não semeareis, não colhereis o que a terra sozinha produzir e não recolhereis os cachos da vinha não podada. 12 Porque é um jubileu; será sagrado para vós. Não comereis o fruto de vossos campos. 13 Nesse ano de jubileu, cada um de vós retornará à sua propriedade. 14 Se fizerdes uma venda a vosso companheiro ou se dele comprardes algo, que nenhum de vós engane seu irmão. 15 Comprarás de teu companheiro, segundo o número de anos decorridos depois do jubileu e ele te venderá, segundo o número de anos das colheitas a serem feitas. 16 Quanto mais anos houver, mais elevarás o preço, e quanto menos anos houver, mais diminuirás o preço; porque é o número das colheitas que ele te vende. 17 Que nenhum de vós prejudique a seu compatriota; temei vosso Deus, porque eu, Javé, sou vosso Deus.

Salmo: Sl 66, 2-3. 5. 7-8 (R. 4)

R. Ó Deus, que os povos todos rendam graças, agradeçam-te, ó Deus, todos os povos!

2 Tenha Deus compaixão, nos abençoe: faça brilhar seu rosto sobre nós! 3 Conheçam-se na terra os seus caminhos e a sua salvação entre as nações!

5 Rejubilem-se e alegrem-se as nações, porque julgas os povos com justiça e guias as nações por toda a terra.

7 Eis que a terra nos deu os seus produtos; Senhor, nosso Deus, abençoou-nos.8 Queira Deus conceder-nos sua bênção, todos o temam pela terra inteira!

Evangelho: Mt 14,1-12

1 Naquele tempo chegou aos ouvidos do governador Herodes a fama de Jesus. 2 Então ele disse às pessoas de sua corte: “Este é o João Batista que ressuscitou dos mortos, e por isso é que o poder de fazer milagres está agindo nele”. 3 Com efeito, Herodes tinha mandado prender João e o jogara algemado na prisão por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe. 4 Porque João lhe dizia: “Não é permitido conservá-la como tua mulher”. 5 Herodes, embora o quisesse matar, estava, no entanto, com medo do povo, que o tinha na conta de profeta. 6 Ora, por ocasião do aniversário natalício de Herodes, a filha de Herodíades dançou em público, e tanto agradou a Herodes, 7 que ele prometeu, sob juramento, dar-lhe tudo o que pedisse. 8 Ela, instigada por sua mãe, respondeu: “Dá me aqui, na bandeja, a cabeça de João Batista”. 9 O rei ficou triste. Contudo, por causa do juramento e dos convidados, ordenou que lhe fosse dada, 10 e mandou degolar João na prisão. 11 A cabeça dele foi levada numa bandeja e dada à jovem, que a levou para sua mãe. 12 Os discípulos de João foram buscar o corpo e o sepultaram. Depois, foram informar a Jesus.