Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 06 de Agosto, 18º Domingo Comum Transfiguração do Senhor

Primeira Leitura: Dn 7,9-10.13-14

9 Enquanto eu contemplava, foram colocados tronos e um Ancião se assentou. Sua veste: branca como neve; os cabelos da cabeça: puros como lã. Seu trono: flamas de fogo com rodas de fogo ardente. 10 Corria um rio de fogo, saindo de diante dele. Milhares e milhares o serviam, miríade de miríades diante dele. O tribunal tomou assento e os livros foram abertos.

13 Eu contemplava, nas visões noturnas. Eis: com as nuvens do céu veio algo como um Filho do Homem. Ele chegou até o Ancião ao qual foi apresentado. 14 Foi-lhe dado império, honra e realeza e todos os povos, nações e línguas o serviram. Seu império é um império eterno que jamais passará e o seu reino não será destruído.

Salmo: Sl 96(97),1-2.5-6.9 (R. 1a.9a)

R. Eis que reina o Senhor, pois superas de longe a terra inteira.

1 Eis que reina o Senhor, exulte a terra; a multidão das ilhas rejubile! 2 São dossel do seu trono treva e nuvem, o Direito e a Justiça, suas bases.

5 Derretem-se as montanhas como cera, ante o Rei e Senhor de toda a terra. 6 Anunciam os céus sua justiça, veem todos os povos sua glória.

9 Pois superas de longe a terra inteira, tu excedes de muito os deuses todos.

Segunda Leitura: 2Pd 1,16-19

Caríssimos:16 Com efeito, não é por termos ido à cata de fábulas artificiosamente inventadas que vos demos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo: fomos testemunhas oculares de sua grandeza. 17 Na verdade, ele recebeu da parte de Deus Pai honra e glória, quando do seio da majestosa glória de Deus lhe foi dirigida esta voz: “Este é meu filho bem-amado, em quem pus toda minha satisfação”. 18 E essa voz nós a ouvimos baixar do céu, quando estávamos com ele no monte santo. 19 Assim é que temos a maior confirmação da palavra dos profetas. Fazeis bem em fixar nela vossos olhares, pois é igual a uma lâmpada que brilha em lugar escuro, até clarear o dia e levantar- se a estrela da manhã em vossos corações.

Evangelho: Mt 17,1-9

1 Seis dias depois, Jesus tomou consigo a Pedro, Tiago e seu irmão João, e os levou a um lugar à parte, sobre um alto monte. 2 Transfigurou-se diante deles:seu rosto brilhava como o sol e sua roupa tornou-se branca como a luz. 3 Então lhes apareceram Moisés e Elias, conversando com ele. 4 Pedro interveio, dizendo a Jesus: “Senhor, como é bom estarmos aqui! Se queres, farei aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias”. 5 Ainda falava, quando uma nuvem luminosa os envolveu, enquanto dela saía uma voz que dizia: “Este é meu Filho bem-amado, no qual encontro toda a minha satisfação. Ouvi-o”. 6 A esta voz, os discípulos caíram com o rosto por terra e ficaram tomados de grande medo. 7 Mas Jesus chegou perto, tocou neles e disse: “Levantai-vos e não temais”. 8 Então, eles ergueram os olhos, mas não viram ninguém a não ser somente Jesus. 9 Descendo do monte, Jesus lhes ordenou: “Não revelareis a ninguém o que acabais de ver, até que o Filho do homem ressuscite dos mortos”.