Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

5ª-feira, 10 de Agosto, 18ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: 2Cor 9,6-10

Irmãos: 6 Esta é a questão: quem pouco semear, pouco vai colher; quem muito semear, muito vai colher. 7 Cada um dê conforme decidiu lá consigo mesmo, sem tristeza nem constrangimento, porque Deus ama a quem dá com alegria. 8 Deus tem o poder de vos fazer ricos de toda espécie de graças. Deste modo, tendo sempre o que for preciso em tudo, ainda vos restará muito para todo tipo de boas obras.

9 Assim está escrito: Distribuiu, deu aos pobres, e sua justiça, dura para sempre. 10 Aquele que dá a semente ao semeador, e o pão para o seu sustento, também fará com que vossa semente se multiplique e cresçam os frutos da vossa justiça.

Salmo: Sl 111(112),1-2.5-6.7-8.9(R.5a)

R. O bom se compadece, empresta ao próximo.

1 Feliz o homem que é temente a Deus, que nos seus mandamentos se compraz! 2 Poderosa será sua linhagem e a sua geração abençoada.

5 O bom se compadece, empresta ao próximo, dispõe com equidade dos seus bens. 6 Jamais vacilará sua conduta, o justo será sempre relembrado.

7 Não temerá jamais notícias tristes, confia no Senhor e é inabalável. 8 Firme é o seu coração e nada teme; contemplará de cima os inimigos.

9 Distribui generoso os seus haveres, jamais hão de cessar suas esmolas. Ergue-se poderoso em sua glória.

Evangelho: Jo 12,24-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discipulos:24 Eu vos afirmo e esta é a verdade: se o grão de trigo não cair na terra e morrer, ficará só. Se, pelo contrário, ele morrer, dará muito fruto. 25 Quem ama sua vida a perderá; quem, neste mundo, odeia sua vida a guardará para a vida eterna. 26 Se alguém me quer servir, que me siga, e onde eu estiver, estará também meu servidor. Se alguém me servir, o Pai o honrará.