Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

6ª-feira, 11 de Agosto, 18ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dt 4,32-40

Moisés falou ao povo dizendo:32 Interroga, pois, as idades antigas, que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra: houve, acaso, de uma a outra extremidade do céu, algo de tão grande, ou se ouviu jamais coisa semelhante? 33 Existe, porventura, um povo que tenha ouvido a voz de Deus, falando do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha ficado com vida?

34 Existe acaso um deus que tenha vindo buscar para si uma nação do meio de outra, por meio de provações de sinais, de prodígios e de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, coisas que, para vós, sob os teus olhos, Javé, vosso Deus, realizou no Egito? 35 A ti é que deu ver isso tudo, para que saibas que Javé é Deus e não existe nenhum outro. 36 Do céu, fez ouvir a sua voz para te instruir, e, na terra, fez com que visses seu grande fogo, e, do meio do fogo, ouvisses as suas palavras. 37 É porque ele amou os teus pais que ele escolheu, depois deles, a sua posteridade, e porque te tirou do Egito, manifestando a sua presença e o seu poder, 38 para lançar fora da tua presença nações maiores e mais poderosas que tu, e te introduzir no seu país que ele te deu, em herança, como ainda hoje se vê. 39 Sabe-o, pois, hoje, e medita-o no teu coração: Javé é Deus, lá no alto do céu, tão bem como aqui, embaixo, sobre a terra, e não há outro. 40 Guarda a sua lei e os seus mandamentos que eu te ordenei, hoje, para teres, tu e os teus filhos, felicidade e longa vida sobre a terra que Javé, teu Deus, te dá para sempre”.

Salmo: Sl 76,12-13. 14-15. 16.21 (R.12a)

R. Lembro-me então dos feitos do Senhor.

12 Lembro-me então dos feitos do Senhor, relembro as maravilhas de outra época. 13 Todas as tuas obras eu medito, tuas ações repasso em pensamento.

14 Como é sublime, ó Deus, o teu caminho, que outro Deus haverá igual ao nosso? 15 Pois és o Deus que fazes maravilhas, revelaste entre os povos teu poder.

16 Redimiste o teu povo com teu braço, e os filhos de Jacó e de José.

21 Tu guiaste teu povo qual rebanho, pelas mãos de Moisés e de Aarão.

Evangelho: Mt 16,24-28

24 Então Jesus disse aos seus discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me; 25 pois, quem quiser salvar sua vida vai perdê-la; mas quem perder a vida por amor de mim vai encontrá-la de novo. 26 Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, se com isso perder a sua vida? Ou que poderá dar o homem, que tenha o valor da sua vida? 27 Porque o Filho do homem está para vir com os seus anjos na glória de seu Pai e há de retribuir a cada um conforme o seu procedimento. 28 Eu vos declaro esta verdade: alguns dos que aqui se acham presentes não morrerão antes de verem o Filho do homem vindo como Rei”.