Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

Domingo, 13 de Agosto, 19º Domingo Comum

Primeira Leitura: 1Rs 19,9a.11-13a

Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, o profeta Elias 9a entrou na gruta, e aí passou a noite. 11 Disse-lhe Javé: “Sai e fica no monte, diante de Javé!”. E eis que Javé passou. Antes de Javé veio um vento impetuoso e forte, que derrubava os montes e fendia os rochedos; Javé, porém, não estava no vento. Após o vento, veio um terremoto. Não era no terremoto que estava Javé.

12 E após o terremoto, veio um fogo; Javé, porém, não estava no meio do fogo. Após o fogo, veio o murmúrio de uma brisa. 13a Quando Elias o ouviu, envolveu o rosto no manto e, saindo, pôs-se à entrada da gruta.

Salmo: Sl 84,9ab-10.11-12.13-14 (R. 8)

R. Demonstra-nos, Senhor, o teu amor; dá-nos depressa a tua salvação!

9ab Escuto o que nos diz o Senhor Deus: é sem dúvida a paz que ele promete.

10 Perto está, seu auxílio dos que o temem, e a glória habitará em nossa terra.

11 O Amor e a Verdade hão de encontrar-se, pois a Justiça e Paz se oscularão. 12 Da terra brotará fidelidade, a justiça do céu se inclinará.

13 O Senhor nos dará a sua bênção, e nossa terra então dará seu fruto. 14 Eis que a justiça irá à frente dele, virá no seu encalço a salvação.

Segunda Leitura: Rm 9,1-5

Irmãos:1Digo a verdade em Cristo e não minto. Minha consciência, guiada pelo Espírito, dá testemunho disso:2 grande é a minha tristeza e sem fim a dor de meu coração. 3 Eu próprio desejaria ser uma oferenda votiva consagrada por Cristo em favor dos meus irmãos de raça segundo a carne.4 Esses são os israelitas, aos quais foi dada a filiação adotiva, a glória, as alianças, a legislação, o culto e as promessas, 5 e os patriarcas, de quem descende o Cristo quanto à carne, o qual está acima de tudo e é o Deus bendito para sempre. Amém!

Evangelho: Mt 14,22-33

Depois da multiplicação dos pães,22 Jesus obrigou os discípulos a entrarem na barca e irem antes dele para o outro lado, enquanto despedia o povo. 23 Despedido o povo, subiu ao monte, para rezar sozinho. Ao cair da noite, ainda estava ali, só. 24 A barca já estava bem distante da terra, e açoitada pelas ondas, porque o vento era contrário. 25 De madrugada, foi ter com eles, caminhando sobre o lago. 26 Quando o viram andar sobre a água, os discípulos ficaram assustados: “É um fantasma!”, diziam com gritos de pavor. 27 Mas logo Jesus lhes disse estas palavras: “Coragem! Sou eu. Não tenhais medo”. 28 Então, Pedro lhe respondeu: “Senhor, se és tu mesmo, manda-me ir ao teu encontro sobre as águas”. 29 Jesus lhe disse: “Vem!”. E Pedro saiu da barca, começou a caminhar sobre as águas, indo ao encontro de Jesus. 30 Mas, reparando na fúria do vento, ficou amedrontado. E, começando a afundar, gritou: “Salva-me, Senhor!”. 31 No mesmo instante, Jesus estendeu a mão e o segurou, dizendo: “Homem pobre de fé, por que duvidaste?”. 32 E, quando entraram na barca, parou o vento. 33 Os que estavam na barca prostraram-se diante dele afirmando: “Verdadeiramente és Filho de Deus!”.