FORMAÇÃO BÍBLICA

DATA/HORA 06 de Novembro às 19h30

2ª-feira, 14 de Agosto, 19ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dt 10,12-22

Moisés falou ao povo, dizendo: 12 E agora, Israel, que te pede Javé, teu Deus, senão que temas a Javé, teu Deus, sigas por todos os seus caminhos amando a Javé, teu Deus, de todo o teu coração e de toda a tua alma, 13 observando os mandamentos de Javé e as suas leis, que hoje te ordeno, para que sejas feliz? 14 Vê: a Javé, teu Deus, pertencem os céus, os céus dos céus, a terra e tudo quanto ela contém! 15 E Javé somente se apegou a teus pais por amor para com eles, e depois deles a vós, sua posteridade, que ele escolheu dentre todos os povos, como é hoje. 16 Circundai, pois, o vosso coração e não endureçais a vossa cerviz.

17 Porque Javé, vosso Deus, é o Deus dos deuses, o Senhor dos senhores, o Deus grande, forte e temível, que não faz acepção de pessoas nem se deixa corromper com presentes, 18 que faz justiça ao órfão e à viúva, que ama o estrangeiro, dando-lhe alimento e roupa. 19 Amareis o estrangeiro, porque fostes estrangeiros no país do Egito. 20 Temerás a Javé, teu Deus, servi-lo-ás, a ele te apegarás, e jurarás pelo seu nome. 21 Ele é o teu louvor, é o teu Deus; ele é quem operou, para ti, as coisas grandes e terríveis que os teus olhos têm visto.22 Teus pais desceram ao Egito em número de setenta pessoas, e agora, Javé, teu Deus, fez de ti uma multidão como as estrelas do céu.

Salmo: Sl 147 (148),12-13. 14-15. 19-20 (R. 12a)

R. Glorifica ao Senhor, Jerusalém.

12 (1) Glorifica ao Senhor, Jerusalém, Sião, canta louvores ao teu Deus. 13 (2) Firmou de tuas portas os ferrolhos, abençoou teus filhos no teu seio.

14 (3) Ele garante a paz para o teu solo e com a flor do trigo te alimenta. 15 (4) Ele transmite à terra as suas ordens, logo corre veloz sua palavra.

19 (8) Revelou a Jacó sua palavra, suas leis e preceitos a Israel. 20 (9) Com nenhum outro povo agiu assim, a nenhum revelou os seus preceitos!

Evangelho: Mt 17,22-27

22 Estando eles juntos na Galileia, Jesus lhes disse: “O Filho do homem está para ser entregue às mãos dos homens. 23 Eles o matarão, mas, ao terceiro dia, ressuscitará”. Então os discípulos ficaram profundamente entristecidos. 24 Quando eles chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo procuraram Pedro e lhe perguntaram: “Vosso Mestre não vai pagar a moeda do imposto?”. 25 Ele respondeu: “Sim!”. No entanto, quando ele entrou em casa, Jesus logo se antecipou, dizendo: “Que achas, Simão: de quem recebem os reis da terra taxa ou imposto, dos filhos ou dos outros?”. 26 Como ele respondesse: “Dos outros”, Jesus concluiu: “Logo, os filhos estão isentos. 27 Entretanto, para não os chocar, vai ao mar, atira o anzol e apanha o primeiro peixe que morder a isca. Abrindo lhe a boca, encontrarás uma moeda com duplo valor. Pega-a entrega-lhes por mim e por ti”.