Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

3ª-feira, 15 de Agosto, 19ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dt 31,1-8

1 Moisés falou estas palavras a todo Israel, 2 e disse-lhes: “Estou hoje com a idade de cento e vinte anos, já não poderei ir e vir; e Javé me disse: ‘Não passarás este Jordão’. 3 Javé, teu Deus, é quem passará à tua frente; Ele é quem aniquilará diante de ti estas nações, para que possas expulsá-las. Josué é quem há de passar à tua frente, como disse Javé. 4 Javé as tratará como tratou Seon e Og, reis dos amorreus, aos quais exterminou, ferindo também o seu país.

5 Javé vo-las entregará, e as tratareis segundo os mandamentos que vos ordenei. 6 Sede fortes e corajosos, não tenhais nem medo nem susto por causa deles, porque Javé, teu Deus, é quem marcha contigo; Ele não te deixará nem te abandonará”.7 Moisés chamou Josué e disse-lhe na presença de todo Israel: “Sê forte e corajoso, porque tu é que introduzirás este povo no país que Javé prometeu a teus pais que haveria de dar-lhes e tu és quem o colocará na posse dele. 8 Javé é quem marchará à tua frente, ele é quem estará contigo; não te deixará nem te abandonará; não temas, nem te atemorizes”.

Salmo: Dt 32,3-4a. 7. 8. 9.12 (R.9a)

R. A porção do Senhor é o seu povo.

3 O Nome de Javé proclamarei, a grandeza do nosso Deus. 4 Rochedo, eterna é sua obra, reto é seu caminho.

7 Lembra-te dos dias de outrora, considera as gerações que se foram, interroga teu pai, e ele te dirá; e os anciãos, e eles te contarão.

8 Quando o Altíssimo dividia as nações, separando os filhos de Adão, Ele determinou os limites dos povos pelo número dos filhos de Israel:

9 pois parte de Javé é o seu povo, como Jacó é sua herança.

12 assim Javé sozinho o conduziu, sem que outro deus o ajudasse.

Evangelho: Mt 18,1-5.10.12-14

1 Naquele momento os discípulos aproximaram-se de Jesus para perguntar: “Quem é o maior no Reino dos céus?”. 2 Jesus chamou um menino, colocou-o no meio deles, 3 e respondeu: “Eu vos declaro esta verdade: se não vos tornardes de novo como os meninos, não podereis entrar no Reino dos céus. 4 Portanto, aquele que se fizer pequeno como este menino será o maior no Reino dos céus. 5 Quem acolher um menino como este em meu nome, é a mim que acolherá. 10 Cuidado! Não desprezeis um só destes pequeninos! Porque eu vos digo que os seus anjos, no céu, contemplam sem cessar a face de meu Pai que está nos céus. 12 Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas e uma se perder, não achais que deixará as noventa e nove lá nos morros para ir procurar a que se havia perdido? 13 E, se chegar a encontrá-la, eu vos declaro esta verdade: a alegria será maior por causa dela do que pelas noventa e nove que não se tinham perdido. 14 Assim, o vosso pai que está nos céus não quer que se perca um só destes pequeninos.