Eduardo Braúlio

TEMA Ministros e o povo

4ª-feira, 16 de Agosto, 19ª Semana do Tempo Comum

Primeira Leitura: Dt 34,1-12

1 Subiu Moisés das estepes de Moab para o monte Nebo, até o cume do Fasga, em frente a Jericó. Javé lhe mostrou todo o país: Galaad até Dan, 2 todo o Neftali e a terra de Efraim e de Manassés, e toda a terra de Judá até o mar Ocidental, 3 o Negebe, o Distrito, o vale de Jericó, a cidade das palmeiras, até Segor. 4 Javé lhe disse: “Eis a terra acerca da qual jurei a Abraão, Isaac e Jacó assim: ‘Dála-ei à tua posteridade’. Fiz que a visses com os teus olhos. Mas nela não entrarás”.

5 Moisés, o servo de Javé, morreu lá, no país de Moab, conforme o oráculo de Javé. 6 Ele o sepultou no vale, no país de Moab, em frente a Fegor. Ninguém soube do seu sepulcro, até hoje. 7 Moisés tinha cento e vinte anos quando morreu; sua vista não se havia extinguido, nem se havia esgotado seu vigor. 8 Os filhos de Israel prantearam Moisés durante trinta dias nas planícies de Moab. Depois terminaram os dias de pranto pelo luto de Moisés. 9 Josué, filho de Nun, estava repleto do espírito de sabedoria, porque Moisés lhe havia imposto as mãos. A ele é que os filhos de Israel começaram a obedecer, executando a ordem que Javé dera a Moisés. 10 Não mais surgiu em Israel profeta igual a Moisés, a quem Javé conhecia face a face, 11 seja pelos sinais e prodígios que Javé o mandou fazer no Egito contra Faraó, contra seus servos e contra o seu país, 12 seja por todo o grande terror que Moisés operou a vista de todo Israel.

Salmo: Sl 65,1-3a. 5.16-17 (R. Cf. 20a.9a)

R. Deus não me repeliu, bendito seja! Pois devolveu a vida à nossa alma.

1 Gritai vivas a Deus, ó terra inteira, 2 cantai salmos em honra de seu nome, dai a Deus o louvor que lhe é devido! 3 Dizei a Deus: “Terríveis tuas obras, pelo imenso poder que manifestam: teus inimigos rendem-te homenagem.

5 Oh, vinde e vede, as obras do Senhor, temível por seus feitos entre os homens!

16 Vós, que temeis a Deus, vinde escutar: vou narrar todo bem que ele me fez. 17 Quando clamou por ele a minha boca, de profundos abismos me elevou.

Evangelho: Mt 18,15-20

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos:15 Se teu irmão pecar contra ti, vai procurá-lo e o repreende a sós. Se te escutar, terás ganho teu irmão. 16 Mas, se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas para que, sob a palavra de duas ou três testemunhas, seja decidida toda a questão. 17 Se também não quiser escutá-las, expõe o caso a Igreja. E, se não quiser escutar nem mesmo a Igreja, considera-o como um pagão e um desprezado cobrador de impostos. 18 Eu vos declaro esta verdade: tudo o que ligardes na terra será ligado também no céu e tudo o que desligardes na terra será desligado também no céu. 19 Eu vos repito: se dois dentre vós na terra se puserem de acordo para pedir seja qual for a coisa, esta lhes será concedida por meu Pai que está nos céus. 20 Porque, onde estão dois ou três reunidos em meu nome, eu estou lá entre eles”.